BCE reduziu compra de dívida com PEPP em 59,2% na semana passada

  • Lusa
  • 29 Março 2022

O BCE tinha confirmado que no final deste mês terminam as aquisições de dívida, no âmbito do programa PEPP, lançado há dois anos.

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu na semana passada em 59,2% as compras de dívida devido à pandemia para 3.126 milhões de euros, em comparação com 7.672 milhões de euros na semana anterior.

O BCE comprou até agora com o programa de compra de ativos lançado para atenuar os efeitos da pandemia (PEPP) 1,697 biliões de euros, num total de 1,850 biliões de euros previstos até ao fim deste mês.

Na sua reunião de 10 de março, o BCE confirmou que no final deste mês terminam as aquisições no âmbito do programa PEPP (Pandemic Emergency Purchase Programme) lançado há dois anos, no início da pandemia de covid-19.

Em dezembro, o BCE já tinha indicado que continuaria a comprar dívida com um outro programa que já existia antes, conhecido como APP (Asset Purchase Programme), uma vez concluídas as compras do PEPP, mas a um ritmo mais lento.

No comunicado divulgado em 10 de março, a instituição explicou que o ritmo de compras com o APP passará a ser de 40 mil milhões de euros em abril, de 30 mil milhões em maio e 20 mil milhões em junho. O ritmo de aquisições durante o terceiro trimestre vai depender dos dados entretanto divulgados e da evolução das perspetivas.

O BCE vai concluir as compras de dívida no terceiro trimestre se considerar que os dados relativos à inflação o permitem. O economista-chefe do BCE, Philip Lane, disse em entrevista ao Politico que o momento de começar a subir as taxas de juro depende dos dados económicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE reduziu compra de dívida com PEPP em 59,2% na semana passada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião