ECS vende terreno da antiga fábrica de chocolates Favorita por 13,5 milhões

Terreno está localizado na Graça, próximo do centro de Lisboa, e foi vendido à RE Capital pela ECS, sabe o ECO. Projeto prevê a construção de 90 apartamentos.

A norte do bairro histórico da Graça, próximo do centro de Lisboa, vão nascer 90 apartamentos nos terrenos que acolheram durante vários anos a fábrica de chocolates da Favorita. Ao que o ECO apurou, os terrenos foram vendidos pela sociedade Gavepart (um veículo de investimento pertencente à gestora ECS) à empresa RE Capital por 13,5 milhões de euros. Novos donos esperam aprovação da autarquia para construir 90 apartamentos no local, num investimento de cerca de 40 milhões de euros.

O terreno em questão, com uma área de cerca de 7.000 metros quadrados e mais de 9.000 metros quadrados de construção, está localizado a norte do bairro da Graça e a poente do Mercado dos Sapadores, em Lisboa. Já há quase vinte anos que se fala na construção de um condomínio de luxo naquele lote, mas as licenças camarárias foram sendo representando um obstáculo.

Agora, os terrenos foram vendidos pela sociedade Gavepart — um veículo de investimento pertencente à sociedade gestora ECS –, de acordo com um comunicado enviado esta quarta-feira pela Worx, que assessorou a operação, sem adiantar detalhes. Contudo, o ECO apurou junto de fontes do mercado imobiliário que a operação foi fechada com a RE Capital por cerca de 13,5 milhões de euros e que esta foi assessora pela pbbr.

Segundo a consultora imobiliária, o objetivo dos novos donos é avançar com um projeto residencial naqueles terrenos, que prevê a construção de 90 apartamentos, uma zona de retalho, e mais de 100 lugares de estacionamento. Haverá ainda espaços verdes e um miradouro públicos. O projeto espera, contudo, a aprovação da Câmara de Lisboa e, diz a Worx, representa um investimento de 40 milhões de euros da parte da RE Capital.

“Numa fase em que o mercado imobiliário continua em crescimento, é com grande satisfação que a Worx assessora a transação dum ativo que pode facilmente responder à crescente procura do mercado residencial”, diz Pedro Rutkowski, CEO da Worx, citado em comunicado.

A RE Capital (antiga GMGRE) chegou a Portugal em 2018 e, desde então, já soma cinco projetos em Lisboa. Esta quinta-feira a empresa vai inaugurar o primeiro empreendimento residencial no país — o AAA23 –, nas Avenidas Novas, que contempla 42 apartamentos de luxo e duas lojas. A compra deste terreno perfaz, assim, o sexto investimento em território nacional.

Em 2004, o Jornal de Notícias noticiava que aqueles terrenos tinham sido comprados pela sociedade Carlos Saraiva cerca de dois anos antes. José Salavisa, diretor comercial da empresa, afirmava que os projetos passavam pela construção do Fábrica Favorita Condomínio, um investimento de 22 milhões de euros que previa 61 apartamentos, de tipologias T1 a T5. Na altura, 2007 era a data apontada para a conclusão do projeto e já se falava nas dificuldades em obter autorizações camarárias para avançar com as obras de demolição da antiga fábrica de chocolates. Entretanto, a empresa faliu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECS vende terreno da antiga fábrica de chocolates Favorita por 13,5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião