União Europeia faz buscas nos escritórios da Gazprom na Alemanha

A UE está a realizar buscas nos escritórios da Gazprom na Alemanha sob suspeitas do possível comportamento anti concorrência da mesma ter levado a uma subida dos preços do gás.

A União Europeia realizou esta quarta-feira buscas nos escritórios da empresa na Alemanha, no âmbito de uma investigação aos preços praticados pela energética russa Gazprom, avançou a Bloomberg (acesso condicionado).

Sob investigação estará o papel da Gazprom na subida dos preços do gás natural na Europa, sendo que as autoridades terão realizado buscas nas subsidiárias Gazprom Germania GmbH e Wingas GmbH, que abastecem cerca de 20% do mercado alemão, avançam fontes da Bloomberg.

A investigação, com origem ainda antes da invasão da Ucrânia, procura saber se o comportamento anticoncorrência da energética russa levou a uma subida recorde dos preços do gás.

As autoridades encontram-se na fase de apuração dos factos da sua investigação sobre possível comportamento anticompetitivo, avançou a comissária da Energia, Kadri Simson, ao Parlamento Europeu. A energética russa tem sido monitorizada pela Comissão Europeia após a mesma limitar o fornecimento adicional de gás natural no ano passado.

Enquanto a Comissão Europeia se recusou a comentar, também um porta-voz da Gazprom Germania admitiu não poder comentar quaisquer investigações ou visitas por parte de reguladores e autoridades. A Wingas também optou por não comentar de imediato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia faz buscas nos escritórios da Gazprom na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião