Regulador propõe aumento de 8,2% do preço do gás em outubro

O forte aumento ocorre num "contexto de forte incerteza, marcada pela escassez de oferta face à procura de matérias primas e energia devido à situação pandémica de Covid-19 e à guerra na Ucrânia".

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresentou esta quinta-feira a sua proposta de tarifas e preços de gás natural do mercado regulado para o período de 1 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023.

As conta do regulador não são animadoras e os 230 mil consumidores do mercado regulado registarão a partir de outubro (ano gás 2022/2023) um aumento de 8,2% no preço de venda final.

Contudo, sublinha a ERSE, “face ao valor em vigor a partir de 1 de abril de 2022, devido à revisão trimestral ocorrida [aumento de 5 euros por MWh], os consumidores irão observar um aumento médio de 6,5% em outubro de 2022”.

Por comparação então com o mês de abril (em que os preços já vão subir em média 3%), um casal sem filhos [1.º escalão de consumo, consumo 1610 kWh/ano] pagará então mais 0,76 euros e ficará com uma fatura de 13,16 euros a partir de outubro.

Já um casal com dois filhos [2.º escalão de consumo, consumo 3407 kWh/ano] vai aumentar 1,39 euros, para uma fatura de mensal de 24,80 euros.

Tudo isto num “contexto de forte incerteza, marcada pela escassez de oferta face à procura de matérias-primas e energia devido à situação pandémica de Covid-19 e à guerra na Ucrânia”, justificou o regulador na sua proposta tarifária, cuja versão final será conhecida a 1 de junho e entrará em vigor em outubro.

Somando tudo, agravou-se severamente a subida dos preços da energia nos mercados grossistas: só em março de 2022, a ERSE dá conta de uma subida dos preços do gás de 631%, em termos homólogos, no índice TTF dos Países Baixos, que serve de referência para a Europa.

No mercado regulado nacional, o gás é comprado à Nigéria através de contratos de longo prazo, o que permitiu a Portugal “ter preços de energia mais baixos. Ainda assim, registou-se “um acréscimo na tarifa de energia de 22%, o que vai impactar no preço de venda a clientes finais”, refere a ERSE no seu comunicado.

Quanto às tarifas de acesso às redes, pagas por todos os consumidores, quer estejam no mercado livre ou regulado, vão aumentar 1,2% na Baixa Pressão (segmento doméstico) e reduzir (-13,1 e -71%) na Média e Alta Pressão (grandes consumidores empresariais e industriais).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador propõe aumento de 8,2% do preço do gás em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião