Já foram submetidas mais de 830 mil declarações de IRS. Número quase duplicou em três dias

Ao final do primeiro dia da entrega do IRS, tinham sido entregues 450 mil declarações. Agora, o número já chega às 830 mil declarações submetidas.

Já foram submetidas mais de 830 mil declarações de IRS nesta campanha, que é referente aos rendimentos de 2021, segundo as estatísticas disponíveis no Portal das Finanças. É quase o dobro face ao arranque do período em que é possível entregar ao Fisco a declaração anual.

Segundo anunciaram as Finanças na sexta-feira, foram entregues mais de 450 mil declarações de IRS até às 18h do primeiro dia, a maioria das quais através do IRS automático. Agora, na manhã desta segunda-feira o número de declarações submetidas já chega aos 836.431, de acordo com o Portal das Finanças.

O prazo para os contribuintes entregarem o IRS arrancou a 1 de abril e prolonga-se até 30 de junho. São vários os portugueses que estão abrangidos pelo IRS automático, sendo que no ano passado foram 1,8 milhões aqueles que aproveitaram a declaração pré-preenchida. Ainda assim, é preciso verificar os dados já que em alguns casos pode ser mais vantajoso preencher manualmente.

Quanto aos reembolsos, os prazos deverão regressar aos moldes de antes da pandemia, quando o “cheque” demorou mais tempo a chegar. A previsão do Governo é de 12 dias para quem entrega pelo IRS Automático e de 19 dias para quem entrega o IRS manualmente — em média, deverá demorar 17 dias. No máximo, o reembolso tem de ser feito até ao final de julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram submetidas mais de 830 mil declarações de IRS. Número quase duplicou em três dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião