Renováveis avançam 1% e mantêm bolsa em máximos de sete anos

EDP Renováveis e Greenvolt somam 1% e dá energia a Lisboa. Bolsas europeias também iniciam semana com investidores a mostrarem apetite pelo risco.

A EDP Renováveis e a Greenvolt avançam 1% esta segunda-feira e mantêm a bolsa de Lisboa a negociar acima dos 6.000 pontos e em máximos desde maio de 2015, num dia positivo nas principais praças europeias.

O principal índice português, o PSI, soma 0,75% para 6.026,51 pontos, com 11 cotadas acima da linha de água e de onde se destacam os setores da energia e também os pesos pesados Jerónimo Martins e BCP.

Com o melhor desempenho até ao momento, as ações da Greenvolt valorizam 1,32% para 7,65 euros, ao mesmo tempo que a EDP Renováveis ganha 0,98% para 23,63 euros. Já a Galp está em alta de 0,65% para 11,67 euros, acompanhando a recuperação dos preços do petróleo depois da maior queda semana em dois anos na semana passada.

EDP Renováveis ganha 1%

Ainda entre os pesos pesados, a retalhista Jerónimo Martins avança 0,94% para 21,4 euros e o BCP ganha 0,76% para 0,1725 euros.

Lisboa acompanha os ganhos observados nas principais praças do Velho Continente, quando os investidores centram atenções no Banco Central Europeu (BCE), nomeadamente naquilo que os responsáveis poderão dizer sobre o disparo da inflação e os últimos desenvolvimentos na Ucrânia.

O índice Stoxx 600 ganha 0,52% e as bolsas de Madrid e Frankfurt também arrancaram o dia com subidas em torno de 0,4%.

Face às revelações do fim de semana quanto aos relatos de atrocidades das tropas russas na Ucrânia, com o massacre na localidade de Bucha, os países do Ocidente estão a discutir a imposição de mais sanções a Moscovo. O ministro da Defesa alemão considerou mesmo que a União Europeia devia discutir a proibição de importações de gás russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renováveis avançam 1% e mantêm bolsa em máximos de sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião