Presidente do Eurogrupo diz a Medina que conheceu viúva de Fernando Pessoa em Lisboa

Paschal Donohoe contou ao ministro das Finanças uma história sobre a última visita a Lisboa, em que parece confundir escritores portugueses.

Na estreia do novo ministro das Finanças, Fernando Medina, em reuniões do Eurogrupo e do Ecofin, o presidente do Eurogrupo contou uma história sobre uma visita a Lisboa em que parece ter confundido escritores portugueses. Paschal Donohoe disse a Medina que conheceu “a viúva de Fernando Pessoa”, no que terá sido uma confusão com José Saramago.

Em conversa à margem do Eurogrupo, Donohoe diz a Medina: “A última vez que estive em Lisboa, o vosso governador, Mário [Centeno], um ex-colega, levou-me ao museu de Pessoa, e conheci a viúva”, em imagens da RTP que foram partilhadas nas redes sociais. “Foi tão emocionante para mim conhecer a viúva de Fernando Pessoa, como para o meu filho conhecer o Cristiano Ronaldo”, acrescentou o presidente do Eurogrupo.

As declarações motivaram partilhas nas redes sociais, com vários utilizadores a questionar quem seria que Paschal Donohoe conheceu, como é o caso de José Ribeiro e Castro, antigo deputado do CDS, que escreveu “Alguém sabe quem é ou quem foi a viúva de Fernando Pessoa?”. Tudo aponta para que seja de facto Pilar del Rio, que já disse publicamente não gostar que lhe chamem a viúva de Saramago.

No vídeo, não é possível ver a resposta de Medina às declarações do presidente do Eurogrupo, mas o ministro das Finanças aparece sorridente enquanto ouve a história sobre a visita à capital lisboeta.

Não é a primeira vez que um presidente do Eurogrupo protagoniza momentos insólitos sobre Portugal, mas a última de que há memória tem um teor menos animado. Em 2017, o antigo ministro das Finanças holandês e então presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, acusou os países europeus do Sul de gastarem o dinheiro “em copos e mulheres” e “depois pedirem que os ajudem”, o que levou até o Governo português a pedir o afastamento do responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do Eurogrupo diz a Medina que conheceu viúva de Fernando Pessoa em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião