Hoje nas notícias: bens essenciais, ADSE e Zelensky

  • ECO
  • 6 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Desde que começou a guerra na Ucrânia, o preço do cabaz de bens essenciais em Portugal subiu mais de três vezes do que os salários. O conselho diretivo da ADSE vai contratar uma consultora para verificar regularizações pedidas a privados. No plano político, o Presidente da República vai convidar Zelensky para discursar no Parlamento, logo que decisão seja aprovada pela Assembleia da República, enquanto Miguel Pinto Luz revela que não será candidato à liderança do PSD. Bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução diz que é “inevitável” incluir criptomoedas nas penhoras.

Custo de bens essenciais subiu três vezes mais do que salários

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, o preço de um cabaz de produtos essenciais ficou dez euros mais caro, isto é, um aumento de 5,44%, segundo as contas realizadas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). Contudo, em janeiro o salário médio nacional aumentou 1,7% face ao período homólogo. Contas feitas, o preço do cabaz de bens essenciais subiu mais de três vezes face aos salários.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

ADSE põe consultora a verificar regularizações exigidas a privados

O conselho diretivo da ADSE vai contratar uma consultora para verificar o valor das regularizações que os hospitais privados terão de fazer e que já foram calculadas. O montante final ainda não é conhecido, contudo, os dados relativos à faturação entre 2015 e 2020 apontam que terão sido faturados cerca de 84 milhões de euros. Objetivo é concluir o processo ainda este ano.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Presidente da Ucrânia vai ser convidado para falar no Parlamento

O Presidente da República convidará imediatamente o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a discursar na Assembleia da República assim que haja “luz verde” do Parlamento português, o que deverá acontecer já esta quarta-feira, segundo o Público. O Chefe de Estado tem discursado em diversas “casas da democracia” dos países ocidentais, sendo que na terça-feira falou perante o Parlamento espanhol.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução abre a porta a penhora de criptomoedas

O bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução antecipa que os números de novos processos de cobranças de dívidas em tribunal deverão começar a aumentar, após ter estagnado durante a pandemia. Em entrevista ao Jornal de Negócios, Paulo Teixeira defende que é “inevitável” que as criptomoedas sejam consideradas nas penhoras, apesar de a lei ainda não o permitir. “A penhora de uma coisa que é virtual não é propriamente fácil. Não será fácil, mas estamos nesse caminho, julgo que é inevitável”, sinaliza.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Miguel Pinto Luz não será candidato à liderança do PSD

Depois de Paulo Rangel e de José Ribau Esteves, também Miguel Pinto Luz decidiu não se candidatar às eleições diretas do PSD. Em entrevista ao Observador, o vice-presidente da Câmara de Cascais diz que “este não era o momento” para avançar e avisa que o partido “não é eterno” e que de “taticismo em taticismo, está a depreciar o seu valor”. “Se correr mal a vida ao próximo líder, poderá correr mal a vida a todos nós”, alerta.

Leia a entrevista completa no Observador (acesso pago)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: bens essenciais, ADSE e Zelensky

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião