UE está a pagar “preço elevado” por “falta de coragem” para reformas atempadas, diz Jorge Vasconcelos

  • Lusa
  • 6 Abril 2022

"Estamos a pagar um preço elevado pela falta de coragem, pela falta de vontade para introduzir a tempo as reformas necessárias", afirmou o antigo presidente da ERSE.

O antigo presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Jorge Vasconcelos, defendeu esta quarta-feira que a União Europeia (UE) está a pagar um “preço elevado” pela “falta de coragem” e “vontade” para introduzir atempadamente as reformas necessárias no mercado energético.

Estamos a pagar um preço elevado pela falta de coragem, pela falta de vontade para introduzir a tempo as reformas necessárias”, afirmou Jorge Vasconcelos, referindo-se ao funcionamento dos mercados de eletricidade e gás natural na UE, durante a sua participação na conferência “A Energia no novo mapa geopolítico”, promovida pela agência Lusa, na qual participaram também o presidente executivo (CEO) da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, e o CEO da GreenVolt, João Manso Neto.

Para o antigo presidente do regulador da energia e atual presidente da Newes – New Energy Solutions, a atual crise energética que a Europa atravessa, agravada pelo conflito na Ucrânia, dado o papel preponderante da Rússia na exportação de gás natural, “estava anunciada”, porque o mercado “está disfuncional”.

Segundo Jorge Vasconcelos, a UE “aumentou voluntariamente a sua dependência energética da Rússia”, o que “foi muito infeliz”, “imprudente” e “não era necessário em todos os vetores”, sobretudo não no carvão nem no petróleo.

Relativamente ao gás natural, os três participantes defenderam que terá um papel preponderante na transição energética, pelo menos até 2030, mas Jorge Vasconcelos considerou que há “um erro conceptual na forma como tem sido gerido”.

Esta situação [Ucrânia-Rússia] veio revelar com muita crueza défices que existiam no funcionamento dos mercados de energia”, disse o presidente da Newes, acrescentando esperar que a atual crise energética “seja o que faltava para que os decisores políticos assumam de uma vez por todas reformas estruturais profundas nos mercados da UE”, que garantam “preços razoáveis” e “segurança” de abastecimento.

Para isso, a UE deve, “finalmente, falar a uma só voz” e não “comprar gás natural como quem compra vacinas”, mas sim repensar os mercados de eletricidade e gás natural que estão disfuncionais e “estabelecer relações políticas de médio e longo prazo”, nomeadamente com países do Médio Oriente e África, fazendo um esforço diplomático complementar para poder competir com a China nesses mercados.

Por seu turno, o CEO da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, apontou que as medidas que a Comissão Europeia tem em cima da mesa, são, para já, “o salve-se quem puder, dentro de um quadro de arrepiar do caminho estratégico para o qual a Europa acordou e que vai levar tempo”.

Já para João Manso Neto, neste contexto as energias renováveis surgem com um peso maior, mas é preciso “perceber porque não crescem mais”. Há burocracia associada à implementação de renováveis que deve ser reduzida, para que se reduza também o seu tempo de implementação, considera o CEO da GreenVolt.

Leilão solar flutuante foi “certidão de óbito” do mercado de energia, considera Jorge Vasconcelos

Para o antigo presidente da ERSE, os resultados do leilão solar flutuante foram a “certidão de óbito” do mercado de energia, com produtores dispostos a pagar para gerar eletricidade, o que prova a sua disfuncionalidade. Apareceram produtores de eletricidade dispostos, não só a não receber nada, como até a pagar para gerar eletricidade. Se alguém tinha dúvidas da disfuncionalidade do mercado de eletricidade tem aqui a prova. Isto foi uma certidão de óbito”, defendeu Jorge Vasconcelos.

O Governo leiloou, na segunda-feira, a exploração de 263 megawatts (MW) de energia solar em sete barragens do país, tendo adjudicado um total de 183 MW, segundo avançou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática. Segundo o Governo, o leilão foi “um sucesso”, atingindo o preço mais baixo da energia mundial, com um lote ao preço fixo de -4,13 euros por megawatt-hora (MWh), equivalente a um desconto de 110% à tarifa de referência fixada inicialmente pelo Governo.

Para o também presidente da Newes – New Energy Solutions, este “episódio quase anedótico” demonstra que a “falência do mercado da energia está associada, neste momento, a um novo mercado – um falso mercado – o da capacidade de transporte [de eletricidade], que também é escasso e é por isso que há empresas que decidiram pagar para que alguém fique com a sua eletricidade”, esperando, assim, “benefícios na ligação à rede”.

“Quando decidirmos, em grande escala, apostar na descentralização e geração descentralizada de eletricidade, essa escassez [de ligação à rede de transporte] deixa de existir”, considerou Jorge Vasconcelos. Para o responsável da Newes, só em conjunto com Espanha se poderá tratar o problema do disfuncionamento do mercado.

Temos a eletricidade ‘verde’ mais barata da Europa, assim a saibamos aproveitar”, realçou Jorge Vasconcelos, lembrando que os custos do quilowatt-hora fotovoltaico na Península Ibérica são cerca de metade dos do norte da Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE está a pagar “preço elevado” por “falta de coragem” para reformas atempadas, diz Jorge Vasconcelos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião