Altri dá 25 ações da Greenvolt por cada 100 títulos

  • ECO
  • 8 Abril 2022

Altri prepara-se para entregar aos seus acionistas a participação de 43,2% que detém diretamente na Greenvolt. Cada 100 títulos da Altri dão direito a 25 ações da Greenvolt. Também há dividendos.

A Altri quer entregar aos seus acionistas a participação de 43,27% que detém diretamente na Greenvolt. E pretende dar 25 ações da empresa de renováveis por cada 100 títulos da Altri.

De acordo com a proposta, que ainda terá de ser aprovada pelos acionistas na assembleia geral marcada para 29 de abril, a Altri está a considerar um fator de 0,25604641 para determinar o número de ações da Greenvolt que cada acionista da Altri tem direito. Isto significa que cada 100 títulos da Altri corresponderão 25 ações da Greenvolt, resultante do arredondamento ao número inteiro por defeito.

Aos acionistas relativamente aos quais seja efetuado o arredondamento por defeito será dada “uma compensação financeira na proporção dos respetivos arredondamentos”, explica a proposta enviada ao mercado.

Por outro lado, importa ter em conta o impacto da fiscalidade no número de ações que cada investidor irá receber – os impostos variam em função do tipo de investidor.

Por exemplo, aplicando-se uma taxa de imposto de 28%, o investidor só receberá 18 ações da Greenvolt (arredondado de 18,43534) por cada 100 títulos da Altri, em vez de 25. Este investidor teria direito a um pagamento em dinheiro correspondente a 0,43534 ações da Greenvolt (que resulta da diferença entre 18,43534-18).

A Altri também propõe a distribuição de um dividendo num montante de 51,2 milhões de euros, em contrapartida de reservas, o que implicará o pagamento de 0,25 euros brutos por ação.

Contudo, a Altri explica que a remuneração total em dinheiro e em espécie nunca poderá superar o valor da totalidade do lucro e das reservas livres da Altri, até um valor de 112,75 milhões de euros. Isto significa que o dividendo poderá ser inferior ao valor proposto e que depende da taxa de retenção média aplicada ao investidor e da cotação da ação da Greenvolt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri dá 25 ações da Greenvolt por cada 100 títulos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião