Especialistas dizem que inflação é conjuntural? “Vamos ver”, diz Marcelo

  • Lusa
  • 8 Abril 2022

Presidente da República prefere ser cauteloso quanto à magnitude do aumento dos preços. "A esperança é que seja conjuntural e curta. A realidade, vamos esperar para ver", sublinha Marcelo.

O Presidente da República lembrou esta sexta-feira que os especialistas dizem que a atual inflação é conjuntural e preveem que dure “semanas ou poucos meses”, mas considerou que é preciso esperar para ver se isso se confirma.

Questionado pelos jornalistas sobre se concorda com o entendimento do primeiro-ministro, António Costa, de que a inflação é conjuntural e não estrutural, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Bom, a posição das organizações internacionais é dizer que é conjuntural”.

“Isto é, que dura um tempo, que corresponde à duração da guerra, por um lado, da pandemia, por outro – o que significa a esperança de não haver vagas de pandemia indefinidas e graves e de a guerra terminar rapidamente. Acontecerá, não acontecerá? Os especialistas dizem que sim, que é uma questão de semanas ou poucos meses. Vamos ver”, acrescentou.

“A esperança é que seja conjuntural e curto. A realidade, vamos esperar para ver”, reforçou o chefe de Estado, no fim de uma visita à sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Oeiras, distrito de Lisboa.

De acordo com o Presidente da República, a confirmar-se um cenário de inflação conjuntural, “os efeitos ainda vão continuar durante um tempo, certamente este ano, mas não para o ano que vem e consecutivamente”. “Se aquilo que não esperamos, a pandemia conhecer uma vaga ou a guerra se prolongar muito, aí é muito difícil fazer a previsão”, assinalou.

“Por isso, o senhor primeiro-ministro disse que tem de ser feito um ajustamento caso a caso, quando lhe perguntaram em relação ao salário mínimo nacional como é vai ser e como é que vão ser as reações, as medidas do Governo”, notou Marcelo Rebelo de Sousa.

Marcelo “não tem falado” com Zelensky

Sobre o convite ao Presidente da Ucrânia para discursar por videoconferência perante o parlamento português, o chefe de Estado disse que “cabe ao Presidente Zelensky escolher a data de acordo com as suas disponibilidades” e que “a Assembleia da República está a conduzir esses acertos em termos de datas, porque é a Assembleia da República que recebe”.

Interrogado se falou recentemente com Volodymyr Zelensky, sobre este ou outros assuntos, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Agora não tenho falado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Especialistas dizem que inflação é conjuntural? “Vamos ver”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião