Nas notícias lá fora: Macron, bitcoin e Atlantia

  • ECO
  • 8 Abril 2022

Emmanuel Macron lamentou ter começado a sua campanha para as Presidenciais francesas tarde. Peter Thiel, co-fundador do Paypal, atacou Buffett, Dimon e Larry Fink, devido às críticas à bitcoin.

Emmanuel Macron lamentou ter começado tarde a sua campanha para as Presidenciais francesas. Peter Thiel, co-fundador do Paypal, atacou algumas das figuras financeiras mais poderosas dos EUA, incluindo Warren Buffett, Jamie Dimon e Larry Fink, devido às críticas que fazem à bitcoin. O plano da ACS para comprar a Atlantia tem a firme oposição da família Benetton. O senado americano aprovou a primeira mulher negra no Supremo Tribunal dos EUA. Os níveis de metano na atmosfera da Terra tiveram um aumento recorde em 2021.

Reuters

Macron lamenta ter entrado na corrida presidencial tarde

O Presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou ter começado a sua campanha para as Presidenciais francesas tarde, e isto quando as sondagens lhe dão uma curta vantagem em relação à candidata da extrema-direita, Marine le Pen. Le Pen está a subir nas sondagens há semanas e deverá ir à segunda volta contra Macron, cuja reeleição era considerada como quase inevitável há apenas umas semanas. “Quem poderia ter percebido há seis semanas que, de repente, estaria a começar comícios políticos, que concentraria em questões domésticas quando a guerra começou na Ucrânia”, disse Macron à rádio RTL. “Portanto, é um facto que entrei (na campanha) ainda mais tarde do que desejava”, acrescentou.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Financial Times

Thiel ataca Buffett, Dimon e Fink por críticas à bitcoin

Peter Thiel atacou algumas das figuras financeiras mais poderosas dos EUA, incluindo Warren Buffett, Jamie Dimon e Larry Fink, devido às críticas que fazem à bitcoin, acusando-as de tentarem acabar com o que se tornou num poderoso movimento político. Um dos fundadores do Paypal e investidor inicial do Facebook, Thiel chamou Buffett de “avô sociopata de Omaha”. E juntou-o com Dimon (presidente do JP Morgan) e Fink (da BlackRock) no grupo que apelidou de “gerontocracia financeira” que procura bloquear as criptomoedas do mainstream.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Expansión

Família Benetton abre batalha pela Atlantia

A ACS é uma das interessadas na Atlantia, e está a preparar uma oferta de 45 mil milhões de euros num consórcio que junta ainda os fundos GIP e Brookfield. Contudo, o plano da construtora detida por Florentino Perez tem a firme oposição da família Benetton, o maior acionista do grupo italiano, com 33,1% do capital. Através da Edizione, o braço de participações financeiras, a família Benetton aliou-se à Blackstone para se defender de uma OPA hostil.

Leia a notícia completa do Expansión (acesso pago/conteúdo em espanhol).

The New York Times

Senado aprova primeira mulher negra no Supremo Tribunal dos EUA

O Senado confirmou a juíza Ketanji Brown Jackson para o Supremo Tribunal norte-americano, tornando-se assim na primeira mulher negra a atingir o topo do poder judiciário nos EUA. O nome de Jackon foi aprovado por 53 votos, com três republicanos a juntarem a todos os 50 membros da bancada democrata que votou a favor. A sua nomeação foi saudada pelos seus apoiantes como um passo necessário para trazer diversidade e experiência de vida ao tribunal.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Metano na atmosfera teve aumento recorde em 2021

Os níveis atmosféricos de metano, um poderoso gás de efeito de estufa, aumentaram em quantidades recorde pelo segundo ano consecutivo em 2021, de acordo com os dados do governo dos EUA. A concentração de metano na atmosfera da Terra salou 17 partes por mil milhões no ano passado, segundo a monitorização da National Oceanic and Atmospheric Administration, o maior aumento anula registado desde que as medições modernas começaram em 1983.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Macron, bitcoin e Atlantia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião