BNP Paribas Portugal cria cursos de formação para refugiados em Portugal

O objetivo da Talents and Skills Academy, iniciativa do banco em conjunto com o JRS – Serviço de Jesuíta aos Refugiados, é apoiar 75 refugiados por ano.

O BNP Paribas Portugal, juntamente com o JRS – Serviço de Jesuíta aos Refugiados, criaram um projeto conjunto desenhado de raiz ao longo dos últimos quatro meses, com o objetivo de desenvolver competências específicas dos refugiados que se fixem em Portugal, contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho português. O objetivo da Talents and Skills Academy é apoiar 75 refugiados por ano, até um total de 225 em apenas três anos.

“O desenvolvimento deste tipo de iniciativas e o apoio às populações em perigo encontra-se no ADN do BNP Paribas, materializando, de forma clara, o impacto positivo que pretendemos ter na sociedade em que estamos integrados, em particular através do desenvolvimento de parcerias que, aliando educação e formação, combatam a exclusão social de forma construtiva e com soluções sustentáveis no futuro. O drama dos refugiados preocupa-nos profundamente e tem, infelizmente, ganho uma preponderância cada vez maior”, refere Fabrice Segui, CEO do BNP Paribas em Portugal, em comunicado.

O primeiro curso, designado “Coaching for Employability”, será realizado três vezes por ano e tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal, social e profissional de dez refugiados (pretendendo chegar aos 90 refugiados em três anos). Esta formação está dividida em três áreas: desenvolvimento de competências pessoais (16h), vocabulário de inglês técnico (50h) e outras competências técnicas específicas (inclusão digital, inclusão financeira, recursos humanos e IT). Estas últimas serão ministradas por voluntários do Grupo BNP Paribas em Portugal, incluindo também uma visita à sede da empresa, em Lisboa.

O segundo curso, “Teaching Method and Techniques”, será realizado uma vez por ano, e pretende desenvolver as competências de ensino a um grupo de cinco refugiados (pretendendo chegar a 15 refugiados em três anos). Este curso, de 66 horas no total, compreende uma formação teórica (16h) e uma parte prática (50h), onde cada um dos participantes irá aplicar os ensinamentos que recebeu, dando formação a um grupo de oito refugiados, em áreas diversificadas.

O objetivo da Talents and Skills Academy é, assim, garantir as ferramentas necessárias para a integração de refugiados no mercado de trabalho, exponenciado as características sociais e profissionais de todas as pessoas que tiveram de fugir do seu país, em busca de melhores condições de vida. “Todo este trabalho não seria possível sem a nossa parceria com o JRS, pela sua profunda experiência prática e perceção das necessidades mais prementes”, salienta Fabrice Segui.

“A empatia e o envolvimento do mundo empresarial é crucial nos processos de integração social e profissional de muitos migrantes e refugiados. Todos os dias acompanhamos pessoas que acreditam e têm esperança numa vida melhor. Perante a sua motivação, persistência e resiliência estão dispostas a recomeçar a sua vida”, comenta André Costa Jorge, diretor-geral da JRS.

“O estabelecimento de parcerias permite-nos desenvolver novas respostas para a população que acompanhamos e acreditamos que só assim será possível apoiar novos projetos de vida. Com o apoio do BNP Paribas poderemos ir mais longe e promover a dignidade e a autonomia daqueles que foram obrigados a deixar tudo para trás”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BNP Paribas Portugal cria cursos de formação para refugiados em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião