Preço do gás natural alivia com subida das temperaturas na Europa

Preços do gás natural na Europa arrancam a semana em queda. A tendência é explicada por fatores como a previsão de temperaturas mais amenas e perspetivas de redução na procura, segundo a Reuters.

Os preços do gás natural aliviam esta segunda-feira na Europa. O recuo é explicado por fatores como a estabilidade dos fluxos de gás, a previsão de temperaturas mais amenas nos países europeus e a redução na procura.

Na Holanda, os futuros do TTF para entrega em maio, referência no continente europeu, recuavam 1,57% pelas 14h em Lisboa, transacionando em 102,25 euros/MWh. No mercado britânico de gás, a tendência também era de recuo dos preços.

A Reuters atribui a descida a três grandes fatores. Desde logo, verificou-se um aumento nos fluxos de gás da Noruega para o Reino Unido. Além disso, preveem-se temperaturas mais amenas para esta semana, o que pode resultar numa redução da procura.

Em simultâneo, as descargas de navios metaneiros no continente mantêm-se sólidas, sublinha a agência, enquanto a Rússia continua a vender gás natural à Europa, apesar da ameaça do Kremlin de que fechará a torneira se o combustível não for pago em rublos.

No mercado europeu de licenças de CO2, o contrato de referência recuou cerca de 1,8%, fixando-se em 78,62 euros a tonelada.

O gás natural é usado na Europa para a produção de energia elétrica, mas também por alguns setores industriais e pelas famílias para aquecimento.

Apesar do alívio neste arranque de semana, os analistas temem que a União Europeia acabe por aprovar um embargo ao gás russo, o que agravaria a crise energética que se vive no continente europeu. A medida, para já, carece de apoio dos países que são grandes consumidores de gás russo, como a Alemanha e a Hungria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural alivia com subida das temperaturas na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião