Veja as imagens da apresentação do livro de Daniel Proença de Carvalho

  • ADVOCATUS
  • 11 Abril 2022

Veja a galeria de imagens da apresentação do livro de memórias de Daniel Proença de Carvalho," Justiça, Política e Comunicação Social - Memórias de um advogado".

Marcelo Rebelo de Sousa, Ramalho Eanes, Maria de Lourdes Rodrigues, Paulo Portas, Pinto Balsemão, Eduardo Ferro Rodrigues, Leonor Beleza, Eduardo Catroga, Manuela Ferreira Leite, João Vieira de Almeida, José Manuel Galvão Teles, José Luís Arnaut, Luís Nobre Guedes, Maria Elisa, Pedro Siza Vieira, Pedro Rebelo de Sousa, António Mexia, Miguel Frasquilho, Fernando Negrão, João Soares e Pinto Monteiro foram alguns dos nomes sonantes que estiveram na quinta-feira, na Fundação Champalimaud, a marcar presença da apresentação do livro de memórias do advogado Daniel Proença de Carvalho, “Justiça, Política e Comunicação Social”.

Ao longo das 375 páginas, o advogado faz uma análise (polémica) sobre a Justiça, os media e a política em Portugal, desde o final da década de 1960 até à atualidade. Na obra, editada pela Bertrand, o advogado sublinha que a Justiça é um dos setores em que Portugal não progrediu.

Marcelo Rebelo de Sousa, que discursou durante cerca de 15 minutos no palco, defendeu que o autor é das figuras políticas, sem cargo, “mais relevante das últimas décadas. Como alguém que é excecional suscitou, grandes admirações, ataques e incompreensões. Os portugueses, os que gostam e os que não gostam, devem-lhe muito na defesa da liberdade e democracia”.

Leonor Beleza, outra das apresentadoras da obra e autora do prefácio do livro, descreveu que esta obra “é um apelo à coragem de reformar” e que “assinala tropeções e insuficiências que devemos ultrapassar”, destaca a ex-ministra. Por vezes, “a democracia não é garante da justiça”.

Manuel Alegre, um dos três convidados de Proença de Carvalho, recordou os tempos de ditadura e a liderança do “processo das armas” por Proença de Carvalho e que “fez da profissão uma advocacia de causas”. Já Miguel Sousa Tavares destacou o percurso do autor nos media em defesa da liberdade. E reforçou as críticas ao Ministério Público que o livro denuncia e sublinhou “a impunidade dos magistrados”. Veja a galeria de imagens do evento, da autoria de Hugo Amaral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Veja as imagens da apresentação do livro de Daniel Proença de Carvalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião