Wall Street recua com perspetivas de inflação “extraordinariamente elevada”

Os principais índices de referência norte-americanos registaram perdas de mais de 1%, na véspera de serem conhecidos os dados da inflação.

Wall Street terminou a primeira sessão da semana em terreno negativo, no dia antes de serem conhecidos os dados da evolução de preços em março que podem levar a Reserva Federal a mudar a política, e acabar por abrandar a recuperação da economia. A Casa Branca já alertou que a inflação será “extraordinariamente elevada”.

Neste contexto, o índice de referência S&P 500 perdeu 1,73%, para 4.410,74 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq sofreu as maiores perdas, cedendo 2,19%, para 13.410,56 pontos. Já o industrial Dow Jones desvalorizou 1,20%, para 34.305,25 pontos.

A taxa de inflação dos EUA já estava alta em fevereiro, situando-se nos 7,9%, e provavelmente subiu ainda mais no mês passado. Os dados serão conhecidos na terça-feira, mas a Casa Branca já alertou que está em valores elevados. Esperamos que a inflação de março seja extraordinariamente elevada”, disse a assessora de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, citada pela AFP.

Com estas perspetivas, bem como com a subida dos juros da dívida dos EUA, sofrem as cotadas que são caracterizadas por terem taxas de crescimento elevadas, muitas das quais no setor da tecnologia. A Apple perdeu 2,55% para os 165,75 dólares, a Amazon recua 2,16% para os 3.022,44 dólares e a Microsoft afundou 3,94% para os 285,26 dólares.

Os preços do petróleo também seguiram a tendência negativa, nomeadamente devido ao impacto das restrições pandémicas na China. Isto penalizou, por sua vez, as cotadas do setor da energia. A Occidental Petroleum recuou 6,31% para os 57,92 dólares, a ExxonMobil perdeu 3,47% para os 83,85 dólares e a Chevron cedeu 2,61% para os 165,56 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street recua com perspetivas de inflação “extraordinariamente elevada”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião