“Estamos longe de ter um verão descontraído e seguro”, diz Graça Freitas

Graça Freitas sinalizou que as medidas atualmente em vigor vão "continuar" enquanto se mostrarem protetoras e avisou que o país "está longe de ter um verão descontraído”.

A diretora-geral da Saúde afirmou esta quarta-feira que a “pandemia mantém uma transmissibilidade muito elevada, com tendência geral decrescente” e que a mortalidade específica por Covid é ainda “preocupante”. Nesse sentido, Graça Freitas sinalizou que as medidas atualmente em vigor, como o uso obrigatório de máscara em espaços fechados, vão “continuar” enquanto se mostrarem protetoras e avisou que o país está “longe de ter um verão descontraído e seguro”.

“A transmissibilidade é ainda muito elevada, com tendência geral decrescente e R(t) inferior a 1, mas o número de casos continua alto“, sinalizou a diretora-geral da Saúde, em declarações transmitidas pelas televisões, notando que na última semana foram registados cerca de 60 mil novos casos. “E esse número é superior aos picos das curvas epidémicas anteriores, com exceção para o último inverno. Por isso, estamos longe de ter um verão descontraído e seguro”, alertou.

Ao mesmo tempo, a responsável salientou ainda que a taxa de mortalidade específica por Covid-19 é ainda “preocupante”, estando atualmente nos “28,5 óbitos por milhão de habitantes a 14 dias”, isto é, como uma “tendência estável e muito ligeiramente decrescente” e acima do limiar dos 20 óbitos por milhão de habitantes, a 14 dias, recomendado pelo ECDC para considerar a pandemia controlada e a meta traçada pelo Executivo para levantar as últimas restrições pandémicas.

Nesse contexto, Graça Freitas não se compromete com uma data para a “libertação total”, que irá terminar com a obrigatoriedade de uso de máscara na generalidade dos espaços fechados, bem como com a exigência de apresentação de teste negativo ao SARS-CoV-2 para as visitas aos serviços de saúde e lares (excluído as pessoas que tenham certificado de recuperação ou dose de reforço), sublinhando que temos que ser “muito cautelosos com as projeções” e que as medidas em vigor vão manter-se enquanto se mostrarem “protetoras e seguras”.

E sinaliza que mesmo quantos estas medidas forem levantadas, as autoridades de saúde vão continuar a recomendar o uso de máscara para os serviços de saúde e lares de idosos. Recorde-se que o Governo prolongou a situação de alerta, mantendo as medidas em vigor, até 22 de abril.

Por fim, e tendo em conta que se aproxima a Páscoa, período festivo habitualmente de maior convívio, a diretora-geral da Saúde aproveitou ainda para deixar algumas recomendações, apelando aos cidadãos para terem cuidados especiais com os mais vulneráveis, mas não só. “Os doentes com Covid 19 devem manter-se isolados, em espaços fechados continuamos a recomendar o arejamento e obviamente ainda continuamos a recomendar uso de mascara em espaços fechados”, disse. Como “cautela”, Graça Freitas recomendou ainda “manter a distância física com quem não se convive habitualmente”, fazer um teste à Covid antes dos encontros familiares e manter as habituais medidas de higienização das mãos.
(Notícia atualizada pela última vez às 12h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estamos longe de ter um verão descontraído e seguro”, diz Graça Freitas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião