Governo revê em baixa crescimento do PIB para 4,9%

O novo cenário macroeconómico do Governo baixa a previsão do PIB para 2022 de 5% para 4,9%, igualando as previsões do Banco de Portugal.

Em apenas duas semanas, o Governo decidiu atualizar o cenário macroeconómico, mudando os números apresentados no Programa de Estabilidade 2022-2026. Na proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) entregue esta quarta-feira, o Ministério das Finanças revê em baixo o crescimento da economia portuguesa de 5% para 4,9% e revê em alta a previsão da taxa de inflação para 4% em 2022. Estas são as mesmas previsões do Banco de Portugal.

A concretizar-se este ritmo de crescimento, a economia portuguesa mantém o dinamismo de 2021 em que o PIB também cresceu 4,9%. No que toca à taxa de inflação (IHPC – Índice Harmonizado de Preços no Consumidor), a nova previsão representa uma forte aceleração face aos 0,9% registados em 2021, o que resulta do aumento dos preços da energia, um fenómeno agravado pela invasão russa na Ucrânia.

A previsão do défice orçamental continua a ser de 1,9%, tal como anunciado há duas semanas, encolhendo face aos 2,8% do PIB registados em 2021. Com a economia a crescer e o défice a descer, o rácio da dívida pública baixa para os 120,7% do PIB, menos uma décima do que a previsão anterior do Governo. A taxa de desemprego deverá cair para 6%, depois de ter descido para 6,6% em 2021.

É de notar que o peso da despesa com juros da dívida pública deverá descer para 2,2% do PIB, menos do que os 2,4% do PIB em 2021, mesmo com o início da normalização da política monetária por parte do Banco Central Europeu. A taxa de juro implícita na dívida pública portuguesa vai manter-se nos 1,9%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo revê em baixa crescimento do PIB para 4,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião