5 coisas que vão marcar o dia

O INE passa a "pente fino" os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, bem como à atividade turística. O Banco Central Europeu realiza uma reunião de política monetária.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, bem como à atividade turística. Ao mesmo tempo, o Banco de Portugal faz um balanço sobre fundos de investimento. Esta quinta-feira, os investidores vão estar de olhos postos na reunião do Banco Central Europeu (BCE), que anunciará o rumo da política monetária.

Como está a recuperar a aviação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar uma estimativa rápida sobre a atividade dos transportes, com dados referentes a fevereiro. Em janeiro, os aeroportos nacionais receberam 2,1 milhões de passageiros, isto é, um número 40% abaixo dos níveis pré-Covid. Ainda assim, verificou-se uma melhoria de 177% quando comparado com 2021.

INE mede o “pulso” ao turismo

Esta quinta-feira, o INE vai também medir o pulso à atividade turística em fevereiro deste ano, depois de o virar do ano ter sido condicionado pela propagação da variante Ómicron. O setor do alojamento turístico registou 853,2 mil hóspedes e 2 milhões de dormidas no primeiro mês de 2022, de acordo com a última estimativa rápida do gabinete de estatísticas.

Banco de Portugal divulga dados sobre fundos de investimento

O Banco de Portugal (BdP) vai fazer um balanço relativamente aos fundos de investimentos, com dados referentes a fevereiro. Recorde-se que em dezembro de 2021, o valor das unidades de participação dos fundos de investimento em Portugal alcançou os 35,5 mil milhões de euros, um máximo de 14 anos.

Termina greve dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos

Esta quinta-feira termina a greve dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) às horas extraordinárias. Em causa está uma paralisação convocada pelo Sindicato de Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC) em que exigiam o pagamento de todo o trabalho suplementar e que o banco público cumpra a promessa de ter relógio de ponto eletrónico nas agências (tal como já acontece nos serviços centrais).

BCE anuncia rumo da política monetária

O Banco Central Europeu (BCE) realiza, esta quinta-feira, uma reunião de política monetária. Face ao contexto atual, é expectável que a instituição liderada por Christine Lagarde torne a política monetária mais agressiva, com os mercados a antecipar uma subida de 70 pontos base nas taxas do BCE até final do ano. Esta decisão é particularmente importante, numa altura em que é necessário adotar medidas para travar uma inflação em máximos históricos, mas também ter em conta que um aperto das condições financeiras poderá desencadear uma recessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião