Petróleo sobe 2% após notícias de possível embargo da UE a petróleo russo

Os preços do petróleo arrancaram o dia a cair mas inverteram a tendência e seguem agora em alta. Investidores pesam possibilidade de embargo faseado a petróleo russo.

Depois de quedas no arranque do dia, os preços do petróleo negociado nos mercados internacionais seguem agora a subir cerca de 2%, acima dos 105 dólares. Este desempenho ocorre numa altura em que surgem notícias de que a União Europeia (UE) já estará a preparar um embargo ao petróleo russo.

O barril de Brent, que é a referência europeia, segue a somar 2,07% para os 111,03 dólares, enquanto o West Texas Intermediate, “benchmark” para os Estados Unidos, avança 1,81% para os 106,14 dólares.

Este desempenho junta-se assim às subidas das últimas duas sessões, que fizeram o Brent escalar dos 98,48 dólares no final da sessão de segunda-feira para 108,78 dólares na sessão desta quarta, após duas valorizações intradiárias de 6,26% (terça) e 3,96% (quarta).

A inversão na tendência do petróleo nesta quinta-feira verificou-se depois do The New York Times noticiar que as instituições europeias preparam já o esboço da legislação que permitirá sancionar o petróleo com origem na Rússia, de forma a penalizar mais o país por ter invadido a Ucrânia.

Contudo, esta nova sanção não deverá ser discutida a nível europeu até que terminem as eleições francesas, cuja segunda volta acontece a 24 de abril, para evitar que o impacto económico prejudique o incumbente Emmanuel Macron e ajude Marine Le Pen.

Uma proibição gradual forçaria os compradores europeus “a procurar fontes alternativas, algumas das quais no curto prazo estão a ser respondidas com libertações de Reservas Estratégicas de Petróleo, mas no futuro, serão necessárias outras fontes de abastecimento”, nomeadamente sem ser de reservas, como explica Andrew Lipow da Lipow Oil Associates em Houston, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo sobe 2% após notícias de possível embargo da UE a petróleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião