Já 250 funcionários públicos fizeram as malas e seguiram para o interior

  • ECO
  • 18 Abril 2022

A maioria são técnicos superiores (143) e assistentes técnicos (76), que têm direito a uma compensação pecuniária de 4,77 euros por dia.

Quase 250 funcionários públicos aceitaram o “desafio” lançado com o programa de incentivos ao teletrabalho no Interior para a Administração Pública, para exercer as funções fora dos grandes centros urbanos, segundo avança o Jornal de Notícias (acesso pago). A maioria são técnicos superiores (143) e assistentes técnicos (76), que podem trabalhar em espaços de teletrabalho e coworking no interior.

A rede de espaços (que não se destinam apenas a funcionários públicos) já se espalha por 89 municípios, dos quais 65 estão já em pleno funcionamento, sendo que outros concelhos já manifestaram interesse em aderir. Existem 21 espaços na região Norte, 35 no Centro, 19 no Alentejo e 14 no Algarve, que disponibilizam, no total, 730 lugares.

Aqueles em teletrabalho desempenham as mesmas funções, enquanto os funcionários em mobilidade desenvolvem o trabalho correspondente no serviço de destino. Os trabalhadores com vínculo de emprego público das carreiras gerais que integram este programa têm direito a uma compensação pecuniária de 4,77 euros por dia que, com a nova proposta de Orçamento do Estado para 2022, estará isenta de IRS e de Segurança Social. Este incentivo é atribuído enquanto se verifiquem estas condições de trabalho, e dura no máximo três anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já 250 funcionários públicos fizeram as malas e seguiram para o interior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião