Portugueses já entregaram 2,5 milhões de declarações de IRS

Já foram entregues cerca de 2,5 milhões de declarações de IRS, sendo que já foram liquidadas mais de 870 mil, segundo o Fisco.

Em cerca de três semanas foram entregues 2,5 milhões de declarações de IRS, de acordo com as estatísticas disponíveis no Portal das Finanças. Já foram liquidadas mais de 870 mil, sendo que as Finanças apontam para um prazo médio de reembolso de 17 dias.

Até ao momento, foram entregues 2.516.772 declarações de IRS, segundo os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira. São aproximadamente mais 500 mil do que há uma semana. No primeiro dia em que foi possível submeter a declaração, o número ficou ligeiramente acima das 450 mil até às 18h, de acordo com o comunicado do Ministério das Finanças.

Os reembolsos do IRS já começaram a “cair” nas contas dos portugueses, demorando “cerca de três dias úteis entre o processamento da ordem de reembolso (após liquidação da declaração) e a entrada na conta bancária do contribuinte”, de acordo com as Finanças. O último balanço do Ministério liderado por Fernando Medina revelou que o Fisco já devolveu mais de 450 milhões de euros em IRS.

Segundo os dados divulgados esta terça-feira, das quase 2,3 milhões de declarações de IRS que tinham sido entregues pelos contribuintes até então, já foram liquidadas mais de 870 mil, cerca de 38% do total. Assim, contas feitas, o Fisco tem feito um reembolso médio de 520 euros.

No total, é expectável que sejam entregues mais de seis milhões de declarações de IRS, tendo em conta o número fixado em 2021. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal.

A entrega da declaração de IRS em 2022, referente aos rendimentos auferidos em 2021, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças, sendo que os contribuintes podem recorrer à linha de apoio da AT (217 206 707).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses já entregaram 2,5 milhões de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião