Agora há uma horta no Campus Sonae. Produtos serão doados

Projeto, em parceria com a Noocity, tem como objetivo produzir cerca de 700 kgs de produtos hortícolas por ano, os quais serão doados a uma instituição local.

Há mais campo no campus da Sonae, na Maia. O grupo instalou uma horta comunitária na cobertura verde de um dos armazéns de logística, dando oportunidade aos 3.200 colaboradores na sede de meter mãos à terra e cultivar produtos agrícolas que serão doados a uma instituição de solidariedade social local. O projeto, em parceria com a Noocity, faz parte do projeto europeu PROBONO, e é conhecido no Dia Mundial da Terra.

“A horta comunitária já conta com 100 colaboradores de empresas do grupo que, em regime de voluntariado, são responsáveis pelo cultivo, manutenção e desenvolvimento da horta, podendo o trabalho ser desenvolvido durante o horário laboral. A Horta do Sonae Campus vai produzir legumes e ervas aromáticas e, ao mesmo tempo, fomentar momentos de networking e aprendizagem, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores”, descreve o grupo.

A horta está instalada na cobertura verde de um dos armazéns de logística, sendo composta por 20 espaços de cultivo e tem como objetivo produzir cerca de 700 kgs de produtos hortícolas por ano, os quais serão doados.

“O projeto foi pensado para ser sustentável e ecoeficiente, incorporando tecnologia que permite uma poupança anual no consumo de água de 195 mil litros e uma redução anual de CO2 em 1.400 kgs. O projeto vai permitir também valorizar os resíduos orgânicos dos espaços de restauração que existem no complexo, nomeadamente através da utilização de vermicompostores para transformação em adubos naturais”, destaca a Sonae.

A Horta do Sonae Campus contribui, assim, para reforçar os eixos estratégicos da Sonae de Pessoas e Planeta, ao nível da sustentabilidade — com a redução da pegada ecológica e valorização de resíduos — da responsabilidade corporativa — com a doação dos alimentos à comunidade — e da valorização das pessoas e do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, “contribuindo para a realização pessoal dos colaboradores através do voluntariado”, realça o grupo dono do Continente e da Worten.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agora há uma horta no Campus Sonae. Produtos serão doados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião