Verlingue Portugal liderou crescimento externo do Grupo francês em 2021

  • António Ferreira
  • 25 Abril 2022

Subsidiária da Adelaïde, a Verlingue faz dois terços do negócio da corretora francesa. A filial portuguesa de (re)seguros que comprou a Luso Atlantica é destaque no crescimento internacional.

Adelaïde, holding francesa com operações em Portugal, registou crescimento de 11% em 2021, consolidando 301,6 milhões de euros em volume de negócios.

“Num ambiente confuso, marcado pela crise, e um mercado de seguros complexo, as nossas equipas mostraram elevado nível de especialização e foram capazes de responder rapidamente aos nossos clientes de modo a fornecer-lhes soluções de gestão de risco relevantes“, disse Jacques Verlingue, Presidente da Verlingue e do Grupo Adelaïde, holding que além das marcas internacionalizadas (Verlingue e Génération), consolida a seguradora digital Cocoon (insurtech anteriormente designada Coverlife).

A Verlingue, bandeira do grupo na corretagem de seguros e planos de benefício social para empresas, atingiu 211,6 milhões de euros em volume de negócio em 2021, um crescimento anual de 11,9% e a refletir incremento 4 pontos na atividade internacional, representando 27% da faturação consolidada pela corretora familiar nascida na região da Bretanha. A Verlingue Portugal, que no ano passado concluiu integração (e redenominação) da Luso Atlantica, “representou a maioria do crescimento externo do Grupo em 2021,” contribuindo com 4,4% do crescimento global (+6,6% em termos orgânicos), disse a empresa ao ECOseguros. Além de Portugal, a operação internacional da corretora tem implantação na Suíça e Reino Unido.

A Génération, subsidiária dedicada à corretagem em planos de saúde e previdência de empresa, teve um ano de “forte crescimento” com volume de negócios que cresceu 11,6% para 75,6 milhões de euros. Esta empresa, com atividade em Portugal desde 2015, publicou recentemente o seu primeiro Barómetro da Saúde, com os custos de saúde dos seus 2,1 milhões de segurados, permitindo aos parceiros e clientes analisarem a evolução dos sistemas de proteção social dos trabalhadores em França.

Ao mesmo tempo, realça comunicado da holding familiar, a Génération iniciou desenvolvimento de uma oferta de corretagem para gestão de planos de saúde e previdência individual para o mercado de particulares. Já a Cocoon (antiga Coverlife e seguradora do Grupo), passou por uma “profunda transformação em 2021”, a nível de infraestrutura digital, tendo lançado três novas ofertas de seguros pessoais digitais, mantendo o seu volume de negócios estável em 14,5 milhões de euros.

Segundo perspetiva a corretora de seguros fundada há mais de 80 anos e ainda liderada pela família Verlingue, 2022 irá centrar-se na consolidação da estratégia do plano “Impact24”, de que destaca a criação de um quarto pilar de negócio, dedicado ao mercado grossista de soluções para clientes individuais (particulares), reafirmando ambição de realizar mais aquisições na Europa.

A Verlingue já oferece em Portugal soluções de proteção social (seguros de pessoas) para profissionais independentes e empresários em nome individual, acrescentou a Direção de Marketing do grupo em resposta a ECOseguros, adiantando que as novas soluções para particulares (em França) não serão, no curto prazo, estendidas ao mercado português. Também não faz parte dos planos da empresa expandir a atividade da insurtech Cocoon para Portugal.

De resto, anteriormente à divulgação dos indicadores relativos a 2021, Adelaïde já assumia como objetivo estratégico para 2024, duplicar o volume de negócios consolidado até 400 a 500 milhões de euros, suportada em crescimento orgânico e aquisições estratégicas, triplicando a receita gerada pela atividade internacional até corresponder a 30% do volume de negócios do grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Verlingue Portugal liderou crescimento externo do Grupo francês em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião