📹 Riqueza gerada pela agricultura em queda desde década de 80

Esta terça-feira celebra-se o dia da Produção Nacional e Portugal e, em 30 anos, o número explorações agrícolas caiu para mais de metade. As três principais culturas são olival, cereais e vinha.

Um ano marcado por uma das mais severas secas das últimas décadas e pela guerra da Ucrânia colocou os holofotes no setor agrícola nacional. O agravamento da inflação com o aumento exponencial dos preços da energia e de alguns produtos agrícolas reacendeu o debate da independência energética e alimentar.

A riqueza criada pela agricultura tem vindo a diminuir de ano para ano, desde a década de 80. Em 2021, o setor apenas gerou 3,5 mil milhões de euros, um reflexo da redução do número de explorações agrícolas, do número de trabalhadores e dos baixos salários.

Esta terça-feira celebra-se o dia da Produção Nacional e a Pordata compilou uma série de indicadores do INE sobre a agricultura em Portugal.

Veja o vídeo com alguns deles.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Riqueza gerada pela agricultura em queda desde década de 80

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião