Petróleo recupera 2,61% para 104,99 dólares com alívio de pressão na China

Preços do petróleo recuperam mais de 2% esta terça-feira, com os investidores a digerirem sinais positivos de apoio por parte da China, apesar da vaga de Covid-19 que assola o país.

Os preços do petróleo subiram esta terça-feira, um avanço que era, contudo, insuficiente para ofuscar a queda de mais de 4% registada na primeira sessão da semana.

Pelas 21h30, o Brent encarecia em 2,61%, para 104,99 dólares o barril. Em simultâneo, o norte-americano WTI somava 3,19%, para 101,71 dólares.

Evolução do preço do Brent:

A subida dá-se um dia depois de o Brent, referência para as importações nacionais, ter caído mais de 4%, por causa dos receios em torno de uma menor procura por parte da China, o maior importador de petróleo do mundo.

Em causa está a vaga de Covid-19 que assola o país, exacerbada pelo facto de os mais idosos ainda mostrarem alguma resistência em se vacinar contra a doença.

Esta semana, o programa de testagem em massa à Covid-19 em vigor numa região de Pequim foi expandido a toda a cidade, envolvendo quase 22 milhões de pessoas, estando iminente um confinamento apertado, como aquele que enfrentaram os cidadãos em Xangai nas últimas semanas.

Os analistas estimam que os confinamentos na China podem resultar numa redução na procura por petróleo de mais de um milhão de barris diários.

Contudo, o anúncio do banco central chinês de que a China vai manter uma liquidez “razoavelmente ampla” nos mercados financeiros retirou alguma pressão da equação, segundo a agência Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo recupera 2,61% para 104,99 dólares com alívio de pressão na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião