5 coisas que vão marcar o dia

Mais um dia ocupado no Parlamento com a audição da ministra da Trabalho por causa do OE2022 e a audição de Francisco Assis, candidato a presidente do CES.

Esta quarta-feira será marcada pela discussão do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022), cuja proposta do Governo foi entregue há duas semanas. De manhã há a audição à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Neste mesmo dia, o CFP vai divulgar a sua análise mais aprofundada ao documento. De tarde, no Parlamento, Francisco Assis tem uma audição para o cargo de presidente do CES.

Ministra do Trabalho no Parlamento

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vai esta quarta-feira às 9h à Assembleia da República para discutir com os deputados a proposta do OE2022 entregue pelo Governo há duas semanas. A proposta inclui a atualização extraordinária das pensões até dez anos para os pensionistas até 1.108 euros. A sessão dá-se no rescaldo da audição do ministro das Finanças, Fernando Medina.

CFP analisa proposta de Orçamento do Estado

O Conselho das Finanças Públicas (CFP), que no primeiro parecer endossou as previsões macroeconómicas do Governo, vai revelar uma análise mais completa à proposta do OE2022. O CFP prevê que o PIB cresça 4,8% este ano, menos uma décima do que o Governo, e que o défice orçamental fique em 1,6%, abaixo dos 1,9% previstos pelo Executivo. Contudo, é de notar que estas previsões do Conselho são em políticas invariantes, isto é, não contemplam os eventuais efeitos do Orçamento na economia e nas contas públicas.

Assis recandidato ao CES ouvido no Parlamento

À tarde, o ex-eurodeputado do PS, Francisco Assis, vai ser ouvido no Parlamento enquanto recandidato ao Conselho Económico e Social (CES), após um curto mandato de menos de dois anos por causa da dissolução da Assembleia da República no final do ano passado. O Partido Socialista decidiu reconduzi-lo na função de presidente do CES e a sua eleição não deverá ser difícil, uma vez que os socialistas têm maioria absoluta.

Como estão a ser avaliadas as casas?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o inquérito à avaliação bancária na habitação relativo a março. No mês anterior, o valor mediano a que a banca avaliou os imóveis para efeitos de concessão de crédito subiu pelo sexto mês consecutivo, atingindo um novo máximo histórico: 1.314 euros. Entre janeiro e fevereiro, o valor mediano subiu 1,7%, com o maior aumento a registar-se no Alentejo (2,6%) e a única descida na Madeira (-0,2%).

INE divulga dados sobre o turismo dos portugueses

O gabinete de estatísticas revela ainda os dados sobre a procura turística dos residentes no quarto trimestre de 2021. A procura interna — ou seja, de portugueses — pelo turismo nacional tem sido um dos motores da recuperação do setor durante estes dois anos de pandemia, numa altura em que as viagens internacionais estiveram significativamente limitadas. Mais recentemente, com a retoma do turismo internacional, os turistas estrangeiros devem ter tido uma maior preponderância.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião