Governo quer acabar com declaração mensal de remunerações

  • ECO
  • 27 Abril 2022

Ministra do Trabalho espera que o fim da obrigação mensal de entregar a declaração de remunerações pelas empresas possa avançar antes de 2026.

O Governo quer acabar com a declaração mensal de remunerações, um documento que as empresas têm de entregar, “independentemente de haver alterações ou não ao contrato, ao salário, ou à assiduidade”. Ao Jornal de Negócios (acesso pago), a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, aponta para o fim dessa obrigação antes de 2026.

A medida faz parte de um projeto de digitalização da Segurança Social, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o horizonte de 2026. “A lógica é deixar de ser uma necessidade mensal de entrega das declarações de todos os trabalhadores e passar existir o princípio de que só é preciso haver alguma comunicação à Segurança Social quando há alguma alteração da situação“, disse Ana Mendes Godinho ao jornal.

No futuro, nos casos em que não houver alterações salariais, por exemplo, as declarações poderão passar a ser feitas, no limite, apenas uma vez por ano. Isto porque, em contrapartida, a Segurança Social vai passar a pedir mais informações às empresas no momento das admissões. De acordo com a ministra do Trabalho, há “400 mil empresas a fazer oito milhões de declarações” por ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer acabar com declaração mensal de remunerações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião