Papeleiras e Galp Energia impulsionam PSI. BCP destoa e cai 3%

O índice de referência nacional terminou o dia em alta, seguindo os ganhos registados nas praças europeias. Navigator, Altri e Galp sobem mais de 2%.

A bolsa nacional fechou a sessão desta quarta-feira em terreno positivo, acompanhando a tendência vivida entre as congéneres europeias, que na sua maioria registaram ganhos. As cotadas do setor da pasta e papel, bem como a Galp Energia, impulsionaram o desempenho do índice de referência nacional, enquanto o BCP travou maiores ganhos.

Olhando para as principais praças do Velho Continente, o dia foi de ganhos. O índice de referência europeu Stoxx 600 subiu 0,59%, enquanto o francês CAC-40 ganhou 0,24% e espanhol IBEX-35 somou 0,26%.

Em Lisboa, o PSI avançou 0,42%, para 5.886,34 pontos, com apenas quatro das 15 cotadas em terreno negativo e uma — a Mota-Engil — inalterada face à última sessão.

Nos ganhos, o destaque vai então para o setor da pasta e do papel. A Navigator somou 2,66% para os 3,86 euros, enquanto a Altri valorizou 2,46% para os 6,26 euros.

A impulsionar o PSI ficaram também os títulos da Galp Energia e da Jerónimo Martins. As ações da petrolífera portuguesa avançaram 2,14%, para 10,96 euros. Já a dona do Pingo Doce somou 0,68% para os 20,58 euros, no dia antes de apresentar os resultados do primeiro trimestre. Nota ainda para a EDP Renováveis, que subiu 0,53% para os 22,79 euros.

Por outro lado, nas perdas sobressai o BCP, que recuou 3,16% para os 0,1470 euros. Desempenho dá-se depois do banco polaco do BCP ter anunciado esta terça-feira que registou um resultado líquido negativo equivalente a 26,4 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Papeleiras e Galp Energia impulsionam PSI. BCP destoa e cai 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião