Governo acaba com testes gratuitos à Covid nas farmácias

  • ECO
  • 29 Abril 2022

O Executivo decidiu não prolongar o regime de comparticipação de testes rápidos de antigénio à Covid, pelo que a partir de sábado deixam de ser gratuitos dois testes à Covid por mês e por utente.

O Governo não vai renovar o regime excecional e temporário que permite a comparticipação de testes rápidos de antigénio à Covid nas farmácias e laboratórios aderentes, avança o Público (acesso condicionado). Com esta decisão, o Executivo põe fim à comparticipação de dois testes gratuitos à Covid por utente, por mês. Termina no sábado.

Esta decisão surge num contexto de alívio de medidas de combate à Covid-19, depois de o Governo ter deixado cair a obrigatoriedade de uso de máscara para a generalidade dos espaços públicos fechados. Nesse contexto, está também a ser revista a estratégia nacional de testagem ao SARS-CoV-2, sendo que o objetivo é acabar com rastreios sistemáticos em vários locais, como em lares de idosos ou nos hospitais.

Em fevereiro, o Executivo o Governo colocou um “ponto final” à obrigatoriedade de apresentação de teste negativo para vários locais, pelo que a testagem deixou de ser massiva. E a mudança da política de testagem teve reflexo na adesão aos testes. Se em janeiro, tinha sido feitos quase oito milhões de testes à Covid, em março, o número não ultrapassou 1,7 milhões, de acordo com os dados do INSA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo acaba com testes gratuitos à Covid nas farmácias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião