João Leão será candidato a diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade

  • ECO
  • 2 Maio 2022

Prazo para apresentação de candidaturas termina às 18 horas desta segunda-feira. Nomeação será decidida na reunião do Eurogrupo de junho.

Portugal vai sugerir o nome de João Leão, ex-ministro das Finanças, para dirigir o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), o organismo responsável pelo Fundo de Resolução da Zona Euro, segundo um diplomata disse ao jornal europeu digital Politico, confirmando a informação avançada sexta-feira pelo Financial Times.

O prazo para a apresentação de candidaturas termina esta segunda-feira, às 18 horas, sendo que a nomeação será decidida na reunião do Eurogrupo de junho.

Apoiantes da candidatura de João Leão consideram que o antigo governante tem uma vantagem por ser de um país do sul da União Europeia (UE), ao mesmo tempo que tem um bom historial na aplicação de regras orçamentais. João Leão, por exemplo, conseguiu manter o défice de Portugal em 2,8% do PIB em 2021, abaixo da projeção de 4,3%.

De acordo com o diplomata citado pelo Politico, João Leão “reuniu a massa crítica para formalizar a candidatura”. No entanto, os críticos argumentam que Portugal já teve recentemente a presidência do Eurogrupo.

Para além da candidatura portuguesa, prevê-se que venham a concorrer ao mesmo cargo o Luxemburgo, que volta a candidatar o ex-ministro das Finanças, Pierre Gramegna; os Países Baixos, cuja aposta recai sobre o antigo secretário de Estado das Finanças, Menno Snel; e a Itália, que planeava avançar o nome de Marco Buti, que foi diretor-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia até ser chamado para chefe de gabinete do comissário da Economia, Paolo Gentiloni, tal como avançou o Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês), na sexta-feira.

O Mecanismo Europeu de Estabilidade foi criado em 2012 e tem sede no Luxemburgo, tendo apenas conhecido um diretor executivo, o alemão Klaus Regling, que deixa o cargo no final do ano.

O ECO tentou confirmar esta informação junto do Ministério das Finanças, mas ainda não foi possível.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Leão será candidato a diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião