Direto Costa reúne esta semana com primeiro-ministro ucraniano

Primeiro-ministro vai reunir por videoconferência com o homólogo ucraniano para discutir a situação na Ucrânia e a cooperação bilateral.

O primeiro-ministro português vai reunir-se na quarta-feira, por videoconferência, com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, informou o gabinete de António Costa num comunicado. “Na agenda da reunião de trabalho estão, essencialmente, dois temas: a cooperação bilateral entre Portugal e Ucrânia e a análise à situação atual do conflito provocado pela invasão da Rússia à Ucrânia”, lê-se na referida nota. A reunião decorrerá às 11h30.

Esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo negou que a Rússia pretenda pôr fim à guerra na Ucrânia a 9 de maio, quando se celebra o Dia da Vitória, apesar de analistas preverem o fim do conflito nessa data. No 68.º dia de guerra, os ministros da Energia da União Europeia reuniram-se num conselho extraordinário em Bruxelas. A Alemanha admite deixar de importar energia russa no verão.

“Os nossos militares não ajustarão artificialmente as suas ações a qualquer data, incluindo o Dia da Vitória”, disse Sergei Lavrov numa entrevista à televisão italiana Mediaset, referindo-se à data comemorativa de 9 de maio de 1945 e à rendição nazi aos Aliados, incluindo à antiga União Soviética. A entrevista causou polémica, uma vez que o chefe da diplomacia russa disse que, por serem judeus, não quer dizer que não sejam nazis e apontou como exemplo Hitler, afirmando que este “também tinha origens judaicas”.

A evacuação de civis de Mariupol deverá continuar ao longo desta segunda-feira.

Na agenda de trabalhos dos ministros europeus da energia está a situação energética no contexto da guerra na Ucrânia, na sequência das decisões recentemente tomadas pela empresa russa Gazprom de suspender o fornecimento de gás a alguns países europeus. Esta segunda-feira o petróleo segue a cair mais de 1% com receios relativamente ao crescimento chinês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa reúne esta semana com primeiro-ministro ucraniano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião