Nas notícias lá fora: Itália, Elon Musk e Alibaba

  • ECO
  • 3 Maio 2022

Itália anuncia pacote de 14 mil milhões de euros e aumenta imposto sobre energéticas para fazer face à escalada de preços. Musk quer alargar uso do Twitter à maioria dos americanos.

O primeiro-ministro italiano anunciou um pacote de apoio de 14 mil milhões de euros para ajudar o país a resistir às consequências da guerra na Ucrânia e à escalada de preços. Elon Musk quer expandir o alcance do Twitter para além do atual “nicho” até que a maioria dos americanos utilize a rede social. As ações da Alibaba sofreram esta terça-feira uma queda superior a 9% nos primeiros minutos da sessão da bolsa de Hong Kong, devido à suposta detenção do fundador, Jack Ma. Conheça as notícias que marcam a atualidade internacional esta terça-feira.

Financial Times

Draghi aumenta imposto sobre energéticas para financiar apoios económicos

O Governo italiano anunciou um pacote de apoio económico no valor de 14 mil milhões de euros para ajudar as famílias vulneráveis, as empresas e os projetos de investimento a fazer face ao aumento dos preços das matérias-primas e disse que irá aumentar um novo imposto sobre os lucros das empresas de energia para financiar as medidas. Estas incluem um pagamento único em dinheiro de 200 euros para os italianos que vivem com baixos rendimentos ou pensões, subsídios ao preço da energia para famílias vulneráveis, créditos fiscais para empresas para fazer face aos custos energéticos elevados, e fundos adicionais para os governos locais.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês)

Expansión

Receita fiscal bate recorde em Espanha no arranque do ano

Apesar da desaceleração da economia, Espanha bateu recordes de receita fiscal no primeiro trimestre do ano. A receita de impostos disparou 20% nos três primeiros meses, superando já em dez mil milhões de euros o montante registado no mesmo período do ano passado, segundo o Ministério das Finanças do país. O Fisco espanhol admite que a alta dos preços ajudou a aumentar a receita fiscal com IVA.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago/conteúdo em espanhol)

Reuters

Musk quer expandir a utilização do Twitter de “nicho” para a maioria dos americanos

Elon Musk, que assinou um acordo para comprar o Twitter por 44 mil milhões de dólares, disse na segunda-feira que quer expandir o alcance do Twitter para além do atual “nicho” até que a maioria dos americanos utilize a rede social. Uma medida importante, no seu entender, seria se o Twitter expandisse significativamente a sua audiência, numa altura em que reúne cerca de 40 milhões de utilizadores ativos diários nos EUA. Musk sublinhou que quer que a plataforma seja “o mais abrangente possível, onde idealmente a maior parte da América está nela e a falar”, e que seja o mais confiável possível.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês)

El Economista

Mercado imobiliário dos EUA à beira do colapso com preços recorde das casas

O mercado imobiliário dos EUA está à beira do colapso, com os preços das casas mais altos de sempre no país. Em muitos lugares, é impossível encontrar propriedades para venda, estando a escassez de oferta associada ao aumento dos custos hipotecários norte-americanos. As taxas de juro dos empréstimos atingiram 5% pela primeira vez desde 2011, o que fez com que as vendas de casas caíssem 7,2% em fevereiro face ao mês anterior. Já o preço médio das casas existentes no mercado aumentou 15% em fevereiro, face ao período homólogo, para 357.300 dólares.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Bloomberg

Suposta detenção do fundador da Alibaba afunda ações

As ações da Alibaba sofreram esta terça-feira uma queda superior a 9% nos primeiros minutos da sessão da bolsa de Hong Kong, devido à suposta detenção do fundador do gigante do comércio eletrónico chinês, Jack Ma. A televisão estatal chinesa CCTV tinha anunciado “restrições de liberdade” impostas em Hangzhou – cidade do leste da China onde fica a sede da Alibaba – a um homem de apelido Ma, em 25 de abril. O homem é acusado de “conluio com forças hostis antichinesas no exterior” e de “atividades que colocam em risco a segurança nacional, como incitar a secessão ou subverter o poder do Estado”.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Itália, Elon Musk e Alibaba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião