Supervisor dos seguros vai ver salários dos CEO à lupa

  • ECO
  • 3 Maio 2022

ASF vai obrigar maiores seguradoras a criarem comissões de remuneração e a terem planos estratégicos e regras claras para conflitos de interesses.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) publicou uma norma regulamentar segundo a qual, a partir de 2023, as companhias de seguros com mais de 50 trabalhadores serão obrigadas a ter comissões de remuneração que estabeleçam a política salarial dos gestores, incluindo eventuais bónus, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago).

Com esta regra, o supervisor pretende reforçar o modelo de supervisão do sistema de governação das empresas de seguros e de resseguros. No entender da entidade, é “prioritário e essencial assegurar a gestão sã e prudente das empresas de seguros e de resseguros, assim como o reforço da eficiência no exercício cabal das competências da ASF ao nível da supervisão do sistema de governação”.

Entre as políticas de reforço da supervisão da ASF, inclui-se a que obriga à criação de estruturas internas nas seguradoras para determinar a política de remuneração dos órgãos de administração e o acompanhamento da respetiva execução. Isto porque, segundo a entidade supervisora, por vezes, há incentivos que podem levar a práticas consideradas menos boas. Daí que tenha considerado importante a existência de uma estrutura desta natureza em empresas que empreguem mais de meia centena de pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisor dos seguros vai ver salários dos CEO à lupa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião