Bolsas europeias caem 1% antes da decisão histórica da Fed

Índice português acompanhou a Europa na descida, antes da decisão da Fed de subir os juros nos EUA. Dados económicos desanimaram os investidores, mas a Corticeira Amorim disparou mais de 6%.

As bolsas europeias encerraram em forte baixa esta quarta-feira, poucas horas antes de a Fed anunciar um aumento histórico das taxas de juro. Pelo menos essa é a expectativa dominante nos mercados, que estão a prever uma subida de 50 pontos base, a segunda este ano, para tentar controlar a inflação.

O Stoxx 600 caiu 1%, enquanto o português PSI perdeu 0,88%, para 5.831,68 pontos. A Galp, o BCP, a Jerónimo Martins e a família EDP foram os membros que mais castigaram o índice.

No dia em que a Comissão Europeia propôs o embargo ao petróleo russo na União Europeia, a Galp Energia perdeu 2,1% e liderou as quedas no PSI. Já o banco liderado por Miguel Maya recuou 1,95%, enquanto a dona do Pingo Doce perdeu 1,49%. No setor elétrico, a EDP desvalorizou 1,39% e a EDP Renováveis derrapou 1,02%.

A travar as perdas esteve a Corticeira Amorim. Depois de ter revelado uma subida de 8,6% dos lucros no primeiro trimestre, para 20,1 milhões de euros, as ações da companhia dispararam 6,63%, para 10,46 euros.

As bolsas tinham arrancado a sessão pouco alteradas, à espera da decisão da Fed. Mas o sentimento deteriorou-se quando foi revelado que o índice dos gestores de compras no setor dos serviços nos EUA caiu de 58,3 em março para 57,1 em abril. Leituras acima de 50 indicam expansão, mas esta ficou aquém das expectativas dos economistas, que apontavam para uma melhoria (58,5).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias caem 1% antes da decisão histórica da Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião