Marcelo questiona timing de divulgação de contas das petrolíferas em momentos de alta dos combustíveis

O Presidente da República aponta que a divulgação de resultados das petrolíferas poderá ter contribuído para o descontentamento face à dimensão das descidas dos preços dos combustíveis.

O Presidente da República diz não ter dados para avaliar porque é que a redução do preço dos combustíveis foi mais ligeira do que o anunciado com a descida do ISP, mas salienta que terá contribuído para a “perplexidade” a divulgação dos resultados das empresas petrolíferas ao mesmo tempo.

“Não tenho dados para saber exatamente o que se passou, teria de se analisar se aquilo que era reduzido em termos de preço foi comido numa parte pelo aumento do preço de petróleo nos mercados ou não“, começa por apontar Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pelas televisões.

No entanto, o Presidente considera que “o que acabou por dar mais que falar foi a coincidência no tempo destas questões e a divulgação dos resultados das empresas“, numa referência às contas da Galp, que multiplicou por seis os lucros no primeiro trimestre, para 155 milhões.

Tal “terá levado alguns setores de opinião a ficarem perplexos pela coincidência no tempo, mas isso é problema que tem a ver com a comunicação e gestão das empresas, não cabe ao Presidente da República considerar prudente, sensato ou oportuno haver posição numa altura em que pessoas estão muito sensíveis”.

É de salientar, no entanto, que esta não é uma opção na qual empresas como a Galp tenham muita margem de manobra. Isto já que as empresas cotadas em bolsa têm de seguir regras de informação trimestral e semestral, existindo prazos estabelecidos na lei para a apresentação dos resultados.

Já sobre a escolha de atuar sobre os preços do combustível através do ISP, o Presidente aponta que “a opção que foi adotada partiu da impossibilidade de termos a redução do IVA”, que obrigava a uma autorização a nível europeu. Questionado sobre as medidas aplicadas em Espanha, Marcelo diz que o país “à sua maneira tem estado a encontrar soluções”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo questiona timing de divulgação de contas das petrolíferas em momentos de alta dos combustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião