Wall Street sobe 3% após Fed aumentar juros. É a maior subida diária em dois anos

Os três principais índices norte-americanos fecharam com fortes ganhos após a Fed ter decidido aumentar os juros em meio ponto percentual. Foi a maior subida diária desde maio de 2020.

Wall Street reagiu bem à decisão altamente antecipada da Reserva Federal norte-americana de aumentar os juros em meio ponto percentual, a maior subida desde 2000. Os três principais índices norte-americanos subiram cerca de 3%, registando o maior aumento diário em dois anos, ou seja, desde maio de 2020. Em abril, os índices tinham registado fortes perdas.

Esta quarta-feira o Dow Jones subiu 2,81% para os 34.061,06 pontos, o Nasdaq valorizou 3,19% para os 12.964,86 pontos e o S&P 500 somou 2,99% para os 4.300,17 pontos — esta foi a maior subida diária deste índice desde maio de 2020.

Esta é a reação dos investidores não só ao facto de a decisão ter correspondido às expectativas, mas também às declarações do presidente da Fed que afastou a hipótese de uma subida de 75 pontos base nas próximas reuniões de junho e julho. Em vez disso, sinalizou que aumentos de 50 pontos base, como nesta reunião, estarão em cima da mesa nos próximos encontros. Acresce que Jerome Powell argumentou que há “espaço” na economia, que reconheceu estar sobreaquecida, para aguentar o aumento dos juros sem entrar em recessão.

A reunião desta quarta-feira confirmou que a Reserva Federal norte-americana está a meter o pé no acelerador na retirada dos estímulos monetários introduzidos durante a pandemia de forma a combater a aceleração da taxa de inflação nos Estados Unidos. Além de subirem a taxa de referência para os juros, a Fed decidiu também começar a encolher o seu balanço de nove biliões de dólares (maioritariamente dívida pública) a partir de 1 de junho.

A incerteza sobre a economia perante as restrições da pandemia na China e os efeitos da invasão russa na Ucrânia tinha assustado os investidores em abril, criando especulação sobre se a economia norte-americana poderia entrar em recessão, um cenário que para já é afastado por Powell. O presidente da Fed argumentou que o mercado de trabalho continua muito forte pelo que uma queda da procura provocada pelo aumento dos custos de financiamento não deverá causar uma depressão.

Entre as cotadas, o destaque vai para cotadas especialmente sensíveis ao estado da economia como é o caso da Home Depot e da Caterpillar, ambas com subidas de cerca de 3%. Com a subida dos juros, o setor financeiro também celebra: as ações do Citigroup e do JPMorgan Chase subiram mais de 2%.

O setor tecnológico também beneficiou do anúncio da Fed com a Apple e a Alphabet (Google) a valorizar mais de 2%. Na energia, a Exxon e a Chevron valorizou mais de 3%. Após terem divulgado lucros acima do esperado, a Starbucks subiu 10% e a Airbnb cresceu 7%. A Zoom Video somou 5%.

Pelo contrário, a Lyft, concorrente de Uber, caiu 29% após ter divulgado novas previsões para o segundo trimestre que ficaram aquém do esperado. A Uber desvalorizou 4%.

(Notícia atualizada às 21h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street sobe 3% após Fed aumentar juros. É a maior subida diária em dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião