Mediadores de seguros: Incompatibilidades explicam 74% dos registos suspensos

  • ECO Seguros
  • 9 Maio 2022

Além da suspensão de 43 registos contabilizados em março pela Supervisão, verificaram-se 72 cancelamentos, 89% dos quais ocorreu a pedido dos próprios mediadores de seguros.

No conjunto do primeiro trimestre, o movimento no registo de mediadores de seguros contabilizou 193 cancelamentos e 136 suspensões, contra 129 inscrições.

Em março, revela informação da autoridade de Supervisão, 74% das decisões de suspensão do registo de mediadores de seguros foram motivadas por os mediadores “pretenderem exercer funções legalmente incompatíveis, seja como pessoa diretamente envolvida na atividade de distribuição de seguros ou como membro do órgão de administração responsável pela distribuição de seguros”.

As demais suspensões ocorreram por “os mediadores pretenderem interromper temporariamente a atividade de distribuição de seguros”, indica a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). No comunicado sobre o movimento de registo de mediadores (março), referem-se 46 inscrições em março, 43 suspensões de registo, além de 3 levantamentos de suspensão e 72 registos cancelados.

A ASF acrescenta ainda que “89% das decisões de cancelamento de registo ocorreram a pedido dos próprios mediadores de seguros“, 10% por dissolução ou fusão de pessoas coletivas ou óbito de pessoas singulares, tendo havido ainda “um caso de cancelamento por incumprimento superveniente da condição de residência em Portugal”.

No conjunto do primeiro trimestre foram contabilizados 129 inscrições, 136 suspensões, 12 levantamentos de suspensão e 193 cancelamentos de registos, indica estatística da autoridade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mediadores de seguros: Incompatibilidades explicam 74% dos registos suspensos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião