Banco Montepio arranca o ano com lucros de 11,4 milhões

O banco passou de prejuízos a lucros nos primeiros três meses de 2022. É o terceiro trimestre consecutivo com resultados positivos e “manutenção da tendência de crescimento de geração de negócio”.

O Banco Montepio registou resultados líquidos consolidados de 11,4 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, o que compara com os prejuízos de 15,9 milhões que tinham sido apresentados no mesmo período do ano passado.

De acordo com um comunicado enviado esta sexta-feira à CMVM, estes lucros refletem, em particular, “os contributos positivos registados ao nível do produto bancário, dos custos operacionais e também as menores dotações para imparidades e provisões, com destaque para as relacionadas com o risco de crédito”.

O produto bancário core, correspondente ao agregado da margem financeira e das comissões, registou uma subida homóloga de 3,4%, enquanto o crédito a clientes (líquido de imparidades) totalizou 11.796 milhões de euros em 31 de março de 2022, evidenciando um aumento de 128 milhões na comparação entre os dois períodos.

Já os depósitos de clientes ascenderam a 12.842 milhões de euros no final do primeiro trimestre (+2,4%), “não obstante a manutenção dos referenciais de taxas de juro em níveis reduzidos”, sublinha a instituição, contabilizando ainda que o buffer de liquidez ascendeu a 3,9 mil milhões de euros, “refletindo uma confortável posição dos rácios de liquidez”.

O Banco Montepio assinala ainda que os resultados líquidos do primeiro trimestre de 2022 incorporam um custo de 11,7 milhões de euros relacionado com as contribuições obrigatórias e extraordinárias sobre o setor bancário, que tiveram um acréscimo de 1,9 milhões de euros face ao valor pago no arranque do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio arranca o ano com lucros de 11,4 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião