Direto Rússia corta eletricidade à Finlândia a partir deste sábado

  • ECO
  • 13 Maio 2022

Moscovo vai suspender o abastecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado, dia 14 de maio, no seguimento do anúncio da candidatura do país à NATO.

“A partir de 14 de maio, somos forçados a suspender a importação de eletricidade”, anunciou esta sexta-feira, em comunicado citado pela agência noticiosa France Presse, a RAO Nordic, subsidiária da energética russa Inter RAO.

Justificando a decisão por alegadamente não ter recebido o pagamento referente à energia vendida em maio, a RAO Nordic descreve a situação como “excecional” em mais de 20 anos de comercialização, e diz esperar que a situação melhore “em breve” e que o negócio possa ser retomado.

Na quinta-feira, o Presidente e a primeira-ministra da Finlândia manifestaram-se a favor da adesão à NATO, “sem demora”, o que representa uma mudança na política externa do país.

Em resposta, o Kremlin alertou que a Rússia vê a adesão da Finlândia à NATO como uma ameaça, sendo que o ministro dos Negócios Estrangeiros russo expressou que Moscovo será “forçada a tomar medidas recíprocas”, de natureza técnica militar, entre outras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia corta eletricidade à Finlândia a partir deste sábado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião