Gasóleo cai hoje mais de 6 cêntimos para valor mais baixo desde início da guerra

Preços dos combustíveis têm comportamentos divergentes esta segunda: enquanto o litro da gasolina fica um cêntimo mais caro, o gasóleo cai 6,8 cêntimos para valor mais baixo desde início da guerra.

Há muito que os condutores estão habituados ao sobe e desce nos preços dos combustíveis, sobretudo nos últimos meses. Esta segunda-feira o cenário volta a repetir-se com comportamentos divergentes entre o gasóleo e a gasolina: enquanto o diesel, o mais consumido em Portugal, cai 6,8 cêntimos para o valor mais baixo desde o início da guerra na Ucrânia, a gasolina fica um cêntimo mais cara.

Pelo menos era esta a previsão do Governo na passada sexta-feira, quando, ao final do dia, o Ministério das Finanças anunciou que ia manter os descontos nos impostos dos combustíveis – quando poderia ter agravado no gasóleo, tendo em conta a descida do preço.

Tendo em conta os preços médios praticados nas bombas na passada segunda-feira, isto significa que o gasóleo simples baixa para cerca de 1,776 euros por litro, o valor mais baixo desde a semana que começou a 28 de fevereiro (quatro dias após o início da guerra da Rússia na Ucrânia). Por seu turno, o litro da gasolina encarece para 1,925 euros, o preço mais alto desde a semana de 25 de abril.

Importa lembrar, contudo, que estes são preços médios e que podem variar de posto para posto de abastecimento.

Os preços dos combustíveis aceleraram bastante nas últimas semanas, sobretudo depois do início da invasão da Ucrânia pela Rússia a 24 de fevereiro, há quase três meses. Os receios de uma disrupção no mercado petrolífero atiraram a cotação do barril para mais de 140 dólares, isto quando ainda há incerteza sobre o impacto da proibição de importações de petróleo e produtos petrolíferos russos para a União Europeia até final do ano, como medida de resposta ao Kremlin pela agressão à Ucrânia.

Para aliviar os preços nos consumidores, o Governo tem lançado várias medidas, como o Autovoucher (já descontinuado em abril) e descontos nos impostos sobre os produtos petrolíferos ISP.

De acordo com as contas do Ministério das Finanças, a redução total do ISP, através do mecanismo semanal de revisão de ISP e da redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%, totaliza 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 22,5 cêntimos por litro de gasolina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo cai hoje mais de 6 cêntimos para valor mais baixo desde início da guerra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião