Hoje nas notícias: Bolsa de Terras, elétricas e combustível

  • ECO
  • 16 Maio 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Estado não vendeu até ao momento nenhuma propriedade através da Bolsa Nacional de Terras. A marcar o dia está ainda a notícia de que as grandes comercializadoras de energia estudam travar o teto máximo do gás. A redução de impostos dá poupança de 11 euros por litro de combustível. Presidente da República afasta revisão da lei do aborto em Portugal.

Estado não vendeu nenhuma propriedade na Bolsa de Terras

O Estado não vendeu até ao momento nenhuma propriedade através da Bolsa Nacional de Terras e arrendou apenas 36 terrenos, num total de 797 hectares. Lançada em 2012, através através de uma Lei da Assembleia da República, esta bolsa foi pensada para combater o abandono dos terrenos agrícolas, públicos e privados.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Elétricas querem travar teto do gás na Justiça

A Associação espanhola de Empresas de Energia Elétrica (Aelec), da qual fazem parte a EDP, Iberdrola e Endesa, não vê com bons olhos o mecanismo para limitar o preço do gás para a produção de eletricidade e já pediram um parecer jurídico em Espanha, por forma a estudar se há forma de travar este mecanismo. Segundo o CEO da Endesa, o custo da medida poderá rondar os 6.000 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Menos impostos gera poupança de 11 euros por depósito de combustível

Por cada depósito de combustível, os portugueses estão a poupar 11 euros devido à redução de impostos decretada pelo Governo nos últimos meses. Além do ajuste ao ISP com base na receita adicional esperada, o Executivo decidiu baixar o ISP na proporção equivalente ao que seria baixar o IVA dos combustíveis de 23% para 13%, depois de ter descontinuado o Autovoucher. Por dia, o Estado perde quatro milhões de euros de receita fiscal com estas medidas de alívio fiscal. Sem esta redução, o preço por litro estaria mais caro 22,5 cêntimos na gasolina e 21,5 cêntimos no gasóleo, de acordo com as contas do Jornal de Notícias. Contudo, a carga fiscal continua a corresponder a cerca de metade do preço pago pelos consumidores.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Rendeiro tinha vida de luxo na prisão da África do Sul

Em comparação com outros reclusos, João Rendeiro tinha uma vida de luxo na prisão da África do Sul e queria que a advogada June Marks o financiasse. “Eu pagava do meu bolso roupa, sapatos especiais, tabaco, livros, prendas, champô, cremes, purificadores do ar, comida cara, ovos da Páscoa e roupa interior com tecido especial. E exigia que eu pagasse todas as despesas dele com o meu dinheiro. Fui à cadeia várias vezes e ainda contratei estafetas”, disse a advogada do antigo banqueiro ao Correio da Manhã.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

“Não acredito que Portugal possa vir a recuar no aborto”, diz Marcelo

O Presidente da República não acredita que “Portugal possa vir a recuar no aborto”, acrescentando que “era preciso que as linhas radicais, religiosas, nessa matéria ganhassem um peso brutal” e referindo que essa “é não questão” em termos de consciência coletiva. Esta segunda-feira o Supremo Tribunal americano deverá anunciar sobre a inconstitucionalidade da ilegalização do aborto decretada em 1973.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Bolsa de Terras, elétricas e combustível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião