IP quer ser recompensada por descontos nas portagens

  • ECO
  • 18 Maio 2022

A Infraestruturas de Portugal defende que o Estado tem de definir as correspondentes compensações para manter a sustentabilidade do modelo de negócio da empresa pública. 

O novo regime de descontos nas portagens teve um impacto na ordem dos 37 milhões de euros para a Infraestruturas de Portugal (IP), segundo o Conselho Geral de Supervisão (CGS) da empresa pública, revela o Jornal de Negócios (acesso pago) desta quarta-feira. Assim, a entidade alerta para a “necessidade de, em cumprimento do contrato de concessão estabelecido com o concedente Estado, ser promovido o reequilíbrio do mesmo”.

Em causa estão os efeitos dos descontos de 50% nas portagens das ex-Scut nas receitas da IP no ano passado, mas que serão mais elevados este ano uma vez que em 2021 só foram aplicados a partir do segundo semestre. A proposta foi feita pelo PSD na discussão do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) e os social-democratas voltam à carga com uma nova proposta na discussão do OE2022 que termina no final deste mês.

Em 2021, o impacto final na receita da empresa foi de 15 milhões de euros porque parte da receita perdida pelos descontos foi recuperada pelo facto de o tráfego ter subido para “níveis idênticos aos registados em 2019”. Independentemente do volume do efeito, a IP defende que o Estado tem de definir as correspondentes compensações para manter a sustentabilidade do modelo de negócio da empresa pública.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IP quer ser recompensada por descontos nas portagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião