Mercedes-Benz.io diz adeus ao Hub Criativo do Beato e estuda Parque das Nações

A mudança do cowork Now Beato, onde estão atualmente instalados, deverá acontecer em breve, confirmou a Pessoas junto da empresa.

A Mercedes Benz.io vai instalar o seu centro tecnológico de Lisboa num novo espaço no Parque das Nações e não na Factory Lisbon, no Hub Criativo do Beato (HCB), como chegou a ser anunciado. A mudança do cowork Now Beato, onde estão atualmente instalados, deverá acontecer em breve, confirmou a Pessoas junto da empresa.

“A Mercedes-Benz.io confirma que já não irá abrir as suas futuras instalações no Hub Criativo do Beato. Estamos a analisar uma nova opção no Parque das Nações, mas ainda não nos é possível partilhar mais detalhes. Muito em breve contamos anunciar a nossa nova localização em Lisboa que será um espaço de colaboração para a nossa equipa em constante crescimento“, adianta fonte oficial da tecnológica à Pessoas.

Estamos em Portugal desde 2017 e contamos localmente com uma equipa com mais de 250 profissionais nas mais diversas áreas da tecnologia, tendo o objetivo de continuar a solidificar a nossa presença no país“, acrescenta.

A Mercedes-Benz.io não precisa datas, mas de acordo com fontes ouvidas pela Pessoas, a mudança poderá ocorrer já em agosto.

A empresa alemã foi um dos primeiros nomes a ser apontados para a Factory Lisbon e a sua entrada no espaço chegou a estar prevista para 2019. As obras no espaço de 12.000 metros quadrados arrancaram em 2019.

Atrasos na construção do HCB, agudizados por mais de dois anos de pandemia, com falência de construtoras pelo meio, levaram a uma derrapagem no projeto da Factory Lisbon, onde já foram investidos 18,5 milhões de euros, mais 6,5 milhões do que os 12 milhões inicialmente previstos para a reconversão da antiga fábrica de massas e da bolacha (no espaço da antiga manutenção militar). A conclusão das obras estará para breve.

Factory Lisbon deverá abrir “depois do verão”

“O espaço (Factory) está ainda em construção e a área onde se iam instalar tem capacidade para 200 pessoas e, neste momento, já terão ultrapassado esse número”, diz Simon Schaefer, fundador e CEO da Factory, à Pessoas, admitindo que isso poderá ter ponderado na decisão da companhia.

“Estamos a semanas de ter a construção concluída”, adianta o gestor apontando a abertura oficial da Factory Lisbon para “depois do verão”.

“Estamos a construir uma comunidade”, refere o gestor destacando o facto de “o conceito do projeto ser o mesmo do dia 1”. Dos 12.000 metros quadrados, 8.500 serão ocupados por escritórios, com cerca de 40% do espaço a ser aberto à comunidade, como é o caso do rooftop ou zonas para reuniões. “O conceito inicial mantém-se intacto.”

A Fábrica de Unicórnios da Câmara Municipal de Lisboa, proposta por Carlos Moedas, é uma das entidades que se irá instalar na Factory Lisbon.

Simon Schaefer não revela nomes, mas garante que não têm faltado ofertas de empresas para chamar sua casa ao espaço instalado no Hub Criativo do Beato. “Temos várias ofertas pelo espaço”, diz, referindo “mais de dez ofertas”, mais do “suficientes para encher o espaço”.

Com nova liderança desde outubro, o hub tech, onde a marca automóvel desenvolve soluções tecnológicas na área de marketing e vendas para todo o grupo, anunciou no final de dezembro a intenção de abrir um novo centro tecnológico em Braga em 2022.

Já na época com 245 colaboradores no país, a Mercedes-Benz.io — agora sob a liderança de Silvia Bechmann — anunciou a intenção de abrir mais 100 vagas que deverão ser preenchidas ao longo deste ano. Neste momento, já são mais de 250 colaboradores em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercedes-Benz.io diz adeus ao Hub Criativo do Beato e estuda Parque das Nações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião