OMS aprova uso de emergência da vacina chinesa Convidecia contra a Covid

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deu licença de "uso de emergência" à vacina chinesa Convidecia contra a Covid, para maiores de 18 anos. É de dose única e a 11.ª aprovada pelo regulador.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deu esta quinta-feira uma licença de “uso de emergência” à vacina Convidecia contra a Covid-19, de dose única, destinada aos maiores de 18 anos. Trata-se da 11.ª vacina contra o coronavírus aprovada pelo regulador mundial e é produzida pela farmacêutica chinesa CanSino Biologics.

Hoje [19 de maio], a OMS emitiu uma autorização de uso de emergência (EUL) para Convidecia, uma vacina fabricada pela CanSino Biologics, China, somando-se a um crescente portfólio de vacinas validadas pela OMS para a prevenção da doença Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2″, adianta a entidade liderada por Tedros Ghebreyesus, em comunicado.

Tal como a vacina da Janssen, a Convidecia é de dose única, mas é recomendada para todas as faixas etárias as partir dos 18 anos. É a 11.ª vacina com “luz verde” por parte da OMS e é baseada num adenovírus modificado que, através da proteína “Spike” do coronavírus, manipula as células humanas para espoletar uma reação imunológica que confere alguma proteção contra a Covid-19.

Esta vacina foi aprovada após a “revisão de dados sobre qualidade, segurança, eficácia, um plano de gerenciamento de risco, adequação programática e uma inspeção no local de fabrico” realizada pela OMS, sendo que a entidade sublinha ainda que esta vacina chinesa “tem 64% de eficácia” contra a prevenção de doença sintomática e 92% contra a prevenção de Covid grave, de acordo com os ensaios clínicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS aprova uso de emergência da vacina chinesa Convidecia contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião