Ryanair acredita que TAP será vendida à Iberia

Michael O'Leary diz ao ECO que o "Governo português quer resgatar a TAP e empacotá-la para a dar a alguém", apontando a Iberia como potencial comprador.

O presidente executivo da Ryanair acredita que o Estado acabará por vender a TAP à companhia espanhola Iberia. Em entrevista ao ECO, Michael O’Leary afirma que, nessa altura, o Governo investirá mais no aeroporto de Lisboa e haverá “mais concorrência, mais turismo e crescimento”.

“O Governo português quer resgatar a TAP e empacotá-la para a dar a alguém”, disse o responsável pela companhia irlandesa em entrevista ao ECO esta quarta-feira, apontando várias vezes a Iberia como potencial compradora. “Uma vez que a TAP esteja vendida à Iberia, então o Governo português vai investir mais aqui”, acrescentou, referindo-se ao aeroporto de Lisboa.

A Iberia tem sido apontada como uma das potenciais empresas interessadas em adquirir a TAP, pela proximidade dos hubs, mas esse poderá ser um negócio pouco benéfico para o país, exatamente por esse motivo, antevê o gestor: “Quando a TAP for vendida à Iberia ou à British Airways [que se fundiram], eles [novos donos] não vão querer crescer em Lisboa e vão querer passar o tráfego de Lisboa para Madrid ou Barcelona“, disse O’Leary.

Em entrevista ao ECO em dezembro de 2021, o ministro das Infraestruturas disse que havia três companhias aéreas interessadas em comprar a TAP, sem revelar quais. Contudo, Lufthansa, Air France~KLM e Iberia-British Airways têm sido apontadas como potenciais compradoras. Pedro Nuno Santos notou que se tratavam de “três fundos e três grupos de aviação” e que o Governo considera que “a TAP deve integrar-se num grupo de aviação”.

Na mesma entrevista ao ECO esta quarta-feira, Michael O’Leary voltou a acusar a TAP de bloquear slots no aeroporto de Lisboa e de o Governo compactuar com isso. O CEO da companhia irlandesa afirmou ainda que a TAP “está a pedir por favor a Bruxelas” para entregar à Ryanair os 18 slots que a TAP tem de ceder no aeroporto de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair acredita que TAP será vendida à Iberia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião