Gás natural toca mínimo de três meses na Europa

Futuros do TTF não transacionavam a um preço tão baixo desde alguns dias antes do início da guerra. Recuo na procura com subida das temperaturas tem pressionado este combustível.

O preço de referência do gás natural na Europa tocou um novo mínimo esta sexta-feira, mantendo a tendência de descida propalada pela menor procura com a subida das temperaturas.

Ao início da manhã em Lisboa, os futuros do TTF para entrega em junho chegaram a ceder 4,3%, para 82,345 euros por MWh (megawatt-hora), o preço mais baixo em mais de três meses.

Gás TTF em mínimos de três meses:

Fonte: Barchart

A última vez em que o gás natural transacionou a estes valores tinha sido alguns dias antes do início da guerra. Depois de semanas a fio de tumulto no mercado de gás, os preços têm vindo a estabilizar, ainda que se perspetivem desafios no próximo inverno, temendo-se um corte no abastecimento à Europa por parte da Rússia.

No dia do começo da invasão da Rússia à Ucrânia, os preços dispararam e chegaram a tocar 317 euros/MWh em 7 de março. A subida dos preços do gás puxou pelos preços da eletricidade, o que levou Portugal e Espanha a negociarem com a Comissão Europeia a possibilidade de virem a impor um limite ao preço do gás, para travar a escalada dos preços da luz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural toca mínimo de três meses na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião