Lisboa no verde com impulso do BCP. Altri cai após contas do 1.º trimestre

  • Joana Abrantes Gomes
  • 27 Maio 2022

À semelhança das restantes praças europeias, o principal índice português abriu em terreno positivo. BCP dá o maior impulso, mas Altri impede ganhos mais significativos.

O principal índice da bolsa portuguesa abriu a sessão desta sexta-feira a subir 0,08%, para 6.310,88 pontos, acompanhando a tendência positiva do resto da Europa. Os ganhos do PSI são impulsionados, sobretudo, pelos CTT e a Corticeira Amorim, enquanto a Altri regista o maior tombo, um dia depois de divulgar as contas do primeiro trimestree que saíram abaixo do esperado pelos analistas.

Olhando para as congéneres do Velho Continente, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, sobe 0,20%, enquanto o francês CAC 40 avança 0,15%. O espanhol IBEX valoriza 0,3%, o alemão DAX ganha 0,5% e o britânico FTSE 100 tem a subida mais ligeira, de 0,01%.

Com os investidores a recearem uma situação de recessão económica, devido à escalada da inflação e, consequentemente, à possibilidade de subida das taxas de juro pelos bancos centrais, sete das cotadas do PSI registam ganhos, e as outras oito estão em queda.

Os CTT e a Corticeira Amorim lideram os ganhos, ao avançarem, respetivamente, 1,19% e 1,36%, enquanto o BCP, que nos primeiros minutos dava o maior impulso ao PSI, está agora a recuar 0,15%.

A Galp também avança, 0,17%, para 12,08 euros por ação, e a Mota Engil ganha 0,57%, tal como o grupo Jerónimo Martins.

A penalizar ganhos mais significativos está a Altri, que desce 1,25%, mas já esteve a afundar 6% nas primeiras reações às contas do primeiro trimestre, no qual registou lucros de quase 30 milhões de euros. “A Altri reportou um EBITDA pior do que o esperado (desvio de 5%)”, dizem os analistas do BPI/Caixabank. A sua antiga subsidiária, a Greenvolt, também está do lado das perdas, recuando 0,81%.

Na energia, também a REN, a EDP Renováveis e a sua “casa-mãe” EDP deslizam na abertura da sessão. As cotadas lideradas por Miguel Stilwell d’Andrade perdem ambas 1,07%, enquanto a REN desvaloriza 0,67%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no verde com impulso do BCP. Altri cai após contas do 1.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião