Direto Rússia enfrenta prova de fogo para pagar 100 milhões de dólares em juros aos credores
Cerca de 100 milhões de dólares em juros de dívida russa vencem esta sexta-feira, mas Moscovo quer pagar com rublos por estar impedido de usar a divisa norte-americana.
Os credores da Rússia deviam receber esta sexta-feira cerca de 100 milhões de dólares em juros de dívida denominada em dólares, mas esse desfecho não está garantido e predomina a incerteza. Esta semana, os EUA deixaram cair uma exceção que permitia a Moscovo realizar pagamentos em dólares, praticamente empurrando o país de Vladimir Putin para um esta do de incumprimento.
Antecipando estas dificuldades, Moscovo terá iniciado os pagamentos ainda na semana passada. Mas, estando agora impedido de utilizar dólares, o ministro das Finanças russo disse na quarta-feira que utilizará rublos para sanar as suas obrigações.
Não deverá ser suficiente para fintar o default, dado que a Moody’s, uma agência de rating, informou em abril que pagar com rublos dívida denominada em dólares seria, mesmo assim, considerado uma falha no pagamento. Se a Rússia não efetivar o pagamento, beneficia ainda de um período de carência de 30 dias, segundo a Bloomberg.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia enfrenta prova de fogo para pagar 100 milhões de dólares em juros aos credores
{{ noCommentsLabel }}