Um em cada quatro carros em Portugal tem mais de 20 anos

Automóveis matriculados em Portugal têm idade média de 13,5 anos, segundo dados divulgados pela ACAP. Há 5,4 milhões de veículos ligeiros de passageiros registados.

Um em cada quatro carros a circularem em Portugal tem mais de 20 anos. A informação consta das Estatísticas do Setor Automóvel, divulgadas nesta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). O parque circulante também está cada vez mais envelhecido, revelam os mesmos dados.

No final de 2021, havia um total de 5,41 milhões de automóveis ligeiros de passageiros com matrícula portuguesa mais 2% do que em 2020. Destes, 25% (1,35 milhões) tiveram o primeiro registo antes de 2001 – eram 22,6% no final de 2020.

A situação tem efeitos ambientais: os veículos com mais de 20 anos no final do ano passado apenas cumpriam a norma de emissões Euro 2, que vigorou para as novas matrículas entre 1997 e o final de 2000. Os carros mais antigos têm menos elementos de segurança a bordo.

A situação também contribui para o envelhecimento da frota circulante dos portugueses: em 2021, cada carro dos portugueses tinha a idade média de 13,5 anos, mais 0,3 anos em relação ao final de 2021. Segundo a ACAP, apenas 18,7% dos veículos matriculados em Portugal têm menos de cinco anos.

O parque automóvel tem envelhecido sucessivamente na última década: no final de 2012, por exemplo, os carros ligeiros de passageiros tinham, em média, 11,1 anos.

Para reverter esta tendência, as associações automóveis têm exigido o regresso dos incentivos ao abate de veículos mais antigos para a compra de veículos novos. Nos últimos anos, apenas têm sido dados apoios diretos para a compra de automóveis totalmente elétricos, por parte do Fundo Ambiental.

A nível fiscal, quanto mais velho for o carro, menor a receita arrecadada: todos os automóveis matriculados antes de 30 de junho de 2007 apenas pagam imposto único de circulação (IUC), conforme a cilindrada – e uma taxa adicional se for uma unidade a gasóleo.

Os veículos com matrícula a partir de 1 de julho de 2007 pagam IUC sobre a cilindrada e as emissões poluentes.

Renault é a marca com mais carros

A Renault é a marca com mais veículos matriculados em Portugal, num total de 678.602, o que corresponde a 12,5% de toda a frota de ligeiros de passageiros. Peugeot e Volkswagen seguem na segunda e terceira posições, com 9% e 8,3% dos registos, respetivamente.

Em termos de densidade, o distrito de Faro é o que tem menos habitantes por cada carro, com 1,6 unidades. Em sentido contrário, o distrito de Bragança tem um total de 2,4 habitantes por cada carro ligeiro de passageiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada quatro carros em Portugal tem mais de 20 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião